Após três décadas de serviço espacial, o ônibus mais antigo da Nasa, Discovery, começou nesta terça-feira uma etapa nova desde a sua fabricação: agora como peça de museu.
Continua depois da publicidade
Veja imagens do último voo do ônibus espacial Discovery
Acoplado a um avião 747 da Nasa, adaptado para a missão, a nave partiu do Centro Espacial Kennedy, Cabo Canaveral, no estado da Flórida, no Estados Unidos, nesta manhã. Com destino à capital Washington, aonde realizou um passeio turístico de despedida, para depois seguir para o Museu Nacional Smithsonian do Ar e do Espaço, em Chantilly, no Estado da Virgínia.
No início desta tarde o avião pousou no aeroporto Washington Dulles International, em Chantilly, Virgínia, a 42 km da capital Washington.
História
Continua depois da publicidade
A Nasa concluiu o programa do ônibus espacial em meados de 2011 após 39 voos. Diversas empresas americanas esperam ocupar este nicho de mercado, começando com uma estação espacial de carga e depois astronautas. O primeiro voo de carga comercial, da firma Space Exploration Technologies Corp., será lançado no espaço nas próximas semanas.
Em vídeo, veja a partida do Discovery: