O retorno do transporte coletivo em Florianópolis conta com melhorias no monitoramento dos ônibus e também dos passageiros. Cada veículo circula com três câmeras internas e uma externa, e entre os usuários, a novidade é o check in voluntário. Ao saber quem utiliza determinada linha, é possível avisar os demais caso haja alguma pessoa infectada por coronavírus.
Continua depois da publicidade
A operação retomada na manhã desta quarta-feira (17) está em fase de testes, com uma série de medidas contra a disseminação do coronavírus. No monitoramento por câmeras, equipes que coordenam o transporte acompanham as viagens por videomonitoramento.
Com o auxílio do GPS, os usuários podem utilizar o aplicativo Floripa no Ponto, que mostra onde determinada linha está durante o deslocamento em seu itinerário. Dessa forma, a população pode planejar seus horários, evitando a exposição desnecessária ao risco de contágio.
Com essas ferramentas, a prefeitura de Florianópolis consegue monitorar se os trabalhadores e usuários estão cumprindo o protocolo sanitário. O monitoramento também auxilia a Guarda Municipal ou Polícia Militar, em caso de ocorrências.
Check-in voluntário de passageiros
Pelo sistema de QR Code oferecido em cada ônibus, os passageiros poderão fazer check in voluntário em cada linha. Conforme a prefeitura, a ideia é que isso ajude o município a monitorar as pessoas que estiveram no mesmo veículo. Assim, caso haja alguma pessoa infectada pelo coronavírus em determinada linha, será possível avisar os usuários.
Continua depois da publicidade
Até as 9h20min desta quarta-feira, 2.344 pessoas haviam feito check in dos 17 mil cadastrados. Para aderir ao monitoramento, é necessário realizar o pelo site Covidômetro Floripa no próprio ônibus, por meio do QR Code que ficará num painel próximo do validador de cartões.
Protocolo sanitário
O protocolo sanitário inclui medição de temperatura de todos os colaboradores do transporte coletivo, lotação máxima de 40% do espaço total dos veículos, uso obrigatório da máscara e dispenser de álcool gel nos terminais e ônibus. Janelas devem estar sempre abertas e o pagamento do passe deve ser feito apenas com cartões pré-pagos.
A administração municipal também orienta os passageiros a optarem pelos assentos próximos às janelas, deixando assim, os corredores livres e sem contatos desnecessários com outras pessoas.
Caso o descumprimento de alguma medida obrigatória seja constatada, a Guarda Municipal pode ser acionada pelo 153 ou Polícia Militar pelo 190.
Continua depois da publicidade