Os ônibus do transporte coletivo estão autorizados a circular com até 70% da ocupação a partir desta sexta-feira (9) em Florianópolis. A medida vale para veículos comuns. Os executivos (amarelinhos) podem rodar com todos os assentos ocupados.
Continua depois da publicidade
O decreto ampliando a quantidade máxima de passageiros por veículo foi publicado nesta quinta-feira (8) no Diário Oficial do município, seguindo o que as prefeituras de São José, Palhoça e Biguaçu já haviam feito no final de semana.
Desde 12 de setembro, a lotação máxima era de 50%. O serviço foi retomado em 10 de agosto com limite de 40%. Essa havia sido a segunda paralisação em função da pandemia de coronavírus. Antes, o transporte coletivo ficou 91 dias interrompido, entre março e junho.
Desde quinta-feira (8), a frota em circulação recebeu o acréscimo de 103 novos horários em 32 linhas, para reduzir o número de filas e o tempo de permanência dos passageiros em terminais e pontos de embarque da cidade.
Continua depois da publicidade
Mesmo assim, as empresas que integram o Consórcio Fênix enfrentam crise em função da paralisação e posterior retomada em caráter reduzido do transporte coletivo por causa da pandemia. Antes do coronavírus, mais de 150 mil passageiros circulavam, em média, por dia, número que caiu a um terço.
> Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em SC
Todas as mudanças podem ser conferidas pelos usuários pelo site ou aplicativo do Floripa no Ponto, pelo site do Consórcio Fênix ou pelo site da Prefeitura de Florianópolis.