O Oeste de Santa Catarina deve ser a última região do Estado a voltar a ter ônibus em circulação após a quarentena decretada por causa da pandemia do novo coronavírus. A região é a que mais tem casos do novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
Em Chapecó, o transporte coletivo deve ser retomado apenas no dia 22 de junho. A informação foi repassada pelo prefeito Luciano Buligon (PSL), em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, nesta segunda-feira (8).
Segundo o prefeito, há um grande número de idosos que participam de ações no município e indicativos dos hospitais apontam que o ápice de atendimentos por doença respiratória deve ocorrer até o dia 15 de junho. Por isso, o município considerou prudente manter o transporte coletivo suspenso por mais um período.
– Entendemos que é melhor deixar o transporte coletivo para ser discutido após o dia 15. Provavelmente, do dia 22 a gente possa estar retornando, mas com restrições, notadamente como para o grupo de risco, em que estão, entre outros, os idosos – afirmou Buligon.
Concórdia programa retorno até o dia 15
Continua depois da publicidade
Em Concórdia, a estimativa é de que os ônibus voltem a circular na próxima segunda-feira (15). Segundo a assessoria da prefeitura, os encaminhamentos já foram feitos, mas as empresa ainda precisam testar todos os funcionários e se adequar às novas normas restritivas. Se isso acontecer antes do dia 15, é possível que o transporte coletivo retorne ainda esta semana.
Prefeito e membros da Secretaria de Saúde estiveram reunidos com representantes com as empresas de ônibus e repassaram as orientações para a volta do serviço na cidade.
Em outras regiões do Estado, como Joinville e São Francisco do Sul, no Norte do Estado, e Biguaçu, Palhoça e São José, na Grande Florianópolis, os ônibus voltaram a circular nesta segunda-feira (8), com horários reduzidos e medidas restritivas. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, o retorno Transporte coletivo em Chapecó só deve ser retomado no dia 22 e em Florianópolis, no dia 17.