Muitas pessoas já devem ter percebido que desde a segunda-feira um ônibus diferente tem circulado pelas ruas de Joinville. O veículo é 100% elétrico, tem ar condicionado, piso baixo e capacidade para 80 assageiros, sendo 22 sentados e 58 em pé.
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Além de não emitir poluentes e ter baixo nível de ruído, o modelo é mais leve e confortável. O ônibus fará testes durante 45 dias na cidade, trafegando pelas linhas Sul/Centro e Norte/Sul.
O custo operacional do ônibus elétrico pode ser até 75% menor do que um veículo similar movido a diesel, dependendo da operação. As baterias são de fosfato de ferro e ficam no teto do veículo e sobre as caixas de roda, com autonomia para rodar 250 km por carga.
Isso permite realizar 30 viagens por dia. A bateria deve ser carregada entre quatro e cinco horas, consumindo 324 kWh.
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Para o casal Valdemiro Huzal e Neusa Xister Huzal, a linha de ônibus elétrico deveria ser implantada de maneira efetiva em Joinville.
_ Acho uma boa ideia esse novo modelo, pois com certeza há uma economia significativa de combustível, além da redução da poluição. Esperamos que aumente o número de carros circulando, será muito positivo para a cidade_ afirma Valdomiro.
Os testes fazem parte de uma parceria da Prefeitura de Joinville e das empresas concessionárias do sistema, Gidion e Transtusa com a empresa chinesa BYD, fabricante do veículo. A iniciativa busca ecnologias inovadoras e mais sustentáveis, visando a mobilidade urbana e economia.
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O motorista Robson Athanazio participou de um treinamento para simulação com o veículo.
_ Além de ser silencioso, a principal diferença deste ônibus para os outros é o conforto, pois é climatizado e leve para dirigir _ diz.
Antes de Joinville, o ônibus circulou em Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba, também para testes. Modelos semelhantes vêm sendo testados desde 2011 em diversas cidades do mundo, como Nova York, Bogotá Londres.