O ônibus do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) estará em Penha nesta quinta-feira, para mais uma ação de coleta de sangue. Estacionado em frente à Sociedade Amigos de Penha (SAP), 100 senhas serão distribuídas às pessoas interessadas em participar da ação social promovida pelo Rotary e pelo Rotaract Club de Penha, em parceria com a Secretaria de Saúde da prefeitura.
Continua depois da publicidade
A ação começa a partir das 8h e vai até as 11h30min, seguindo no período da tarde, das 13h30min às 16h30min. Serão distribuídas 50 senhas por período. O procedimento total de doação leva em torno de uma hora, entre pré-triagem (verificação de sinais vitais), entrevista individual, doação e alimentação.
– É um trabalho focado no social e que deve ser constante. Diariamente, milhares de pessoas no Estado necessitam de sangue e essas campanhas mantém o nível dos bancos de sangue estaduais – define a presidente do Rotary, Tania Tomazi Fontana.
Para doar
– Ter entre 18 e 67 anos
Continua depois da publicidade
– Doadores de 16 e 17 anos de idade são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal
– O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo
– Pesar acima de 50 kg
– Apresentar documento de identidade com foto
– Ter repousado bem na noite antes da doação
– Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas nas 4 horas que antecedem a doação
– Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas
– Evitar vir acompanhado com crianças