Os ônibus do transporte coletivo de Joinville voltaram a circular no início da manhã desta terça-feira (1). O serviço estava suspenso desde 20 de julho e agora retorna com algumas mudanças nas regras, além de diminuição de linhas e horários dos coletivos.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

A lotação máxima permitida é de 40% da capacidade dos ônibus – menor do que em julho, quando eram permitidos até 60%. A redução do índice é uma maneira de tentar diminuir também a possibilidade de aglomeração dentro dos veículos.

Os idosos vão ter permissão para utilizar os ônibus dentro das possibilidades previstas no decreto de isolamento domiciliar. Hoje, as pessoas com 60 anos ou mais podem sair de casa apenas para trabalhar, comprar alimentos ou medicamentos e para receber atendimento médico.

> Isolamento obrigatório de idosos em Joinville deve ser revisto em setembro

Continua depois da publicidade

Anteriormente, os idosos estavam proibidos de acessar os ônibus até a suspensão, em julho. No entanto, mesmo com a liberação do acesso neste momento, a prefeitura não recomenda o ingresso de idosos e pessoas integrantes dos grupos de risco nos veículos do transporte coletivo. A exceção é para casos de extrema necessidade.

Na retomada do transporte, as linhas e horários de ônibus também serão reduzidos. O critério adotado pelas empresas foi escolher linhas de menor movimento em relação à distância percorrida. Os horários podem ser consultados no site onibus.info.

> Empresas de ônibus de Joinville conseguem liminar e prefeitura terá de compensar prejuízos em dez dias