Um vídeo gravado dentro de um ônibus de Joinville na noite da última segunda-feira (5) mostra a aglomeração e o desrespeito às regras para o funcionamento do transporte coletivo na cidade. Nas imagens, o veículo está com todos os bancos ocupados e o corredor totalmente ocupado por passageiros em pé.
Continua depois da publicidade
As pessoas presentes no ônibus fazem o uso de máscara, mas não respeitam o distanciamento social. Atualmente, o município permite que a ocupação de passageiros seja de até 40% da capacidade do veículo. Um veículo com 77 vagas – 32 sentados e 45 em pé – pode circular com 31 pessoas, no máximo, por exemplo. No entanto, as imagens mostram que o ônibus estava lotado.
O vídeo circulou nas redes sociais, mas não foi possível descobrir a linha ou o horário do registro. As empresas Gidion e Transtusa, por meio da assessoria, informaram que o ônibus que aparece no vídeo estava parado no terminal.
> Ônibus em Joinville priorizam horário de pico e têm redução de linhas
Continua depois da publicidade
Ônibus de Joinville é flagrado com aglomeração de passageiros pic.twitter.com/yhgcjdGAAj
— Jornal A Notícia (@anonline) October 6, 2020
Segundos as empresas, o veículo chega ao terminal e as pessoas sobem, sendo comum que os fiscais do transporte e da prefeitura tenham que pedir para que os passageiros desçam até o volume máximo para liberar a viagem.
> Joinville realiza pagamento de R$ 1,68 milhão a empresas de ônibus
A assessoria informou que os passageiros que excedem o limite vão para outro ônibus e viagens com número de pessoas acima do permitido não está sendo autorizada a dar partida pelas empresas.
> Joinville tem 53 pessoas internadas nas UTIs para pacientes com coronavírus
A prefeitura informou que não recebeu dados sobre linha, trajeto e horário do ônibus flagrado no vídeo. O município afirmou apenas que as denúncias devem ser encaminhadas para o Web-Saúde ou Ligue-Saúde, com informações detalhadas. Assim, a fiscalização pode verificar o cumprimento das medidas restritivas.
> Volta às aulas presenciais em Joinville já tem data definida