Um sistema de reconhecimento facial passou a operar nos ônibus de Jaraguá do Sul nesta quinta-feira (1º). O objetivo é combater fraudes no uso dos benefícios do transporte coletivo, como gratuidades ou cartão de estudante.

Continua depois da publicidade

O sistema foi instalado em todos os ônibus da frota e funciona junto dos aparelhos de bilhetagem eletrônica, onde o passageiro passa o cartão TEM — utilizado em todo o transporte coletivo de Jaraguá do Sul.

Conforme o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Gildo Martins de Andrade Filho, tudo funciona automaticamente, ou seja, no momento em que a pessoa embarca, uma câmera ligada ao validador registra três imagens da face do passageiro. As fotos são comparadas com o registro do titular do cartão.

— Esse sistema vai ajudar a identificar eventuais fraudes, como o uso do cartão do idoso, estudante e o especial, por outras pessoas — explica o secretário.

No caso de suspeita de fraude, a prefeitura pode aplicar sanções previstas em lei, como o bloqueio temporário ou total do benefício.

Continua depois da publicidade

Leia também

BMW abre visitas à fábrica em Araquari; veja fotos

Aeroporto de Joinville voltará a ter voo direto para Porto Seguro

Entenda acordo que fez catarinense ganhar herança de quase R$ 1 bilhão de fundador da WEG