Foi a paixão por videogames que acendeu em Rosana Munhoz, gerente da empresa By Bus Turismo, a ideia de promover passeios guiados por Florianópolis para aficionados do Pokémon GO capturarem os monstrinhos pela cidade. Neste sábado, a empresa do característico ônibus verde-limão vai oferecer duas rotas com 50% de desconto. E engana-se quem pensa que a promoção é apenas para adolescentes e crianças: até mesmo marmanjos que comprovarem que ter o jogo instalado no smartphone terão direito ao preço especial.
Continua depois da publicidade
– Quando eu era bem mais nova, era doida por videogame. Quando eu vi a história do jogo fazendo sucesso, pensei que, se tivesse o ônibus na época, eu aproveitaria esse passeio – conta Rosana.
Pela manhã, o ônibus vai percorrer cerca de 90 quilômetros de metade da Ilha de Santa Catarina em seis horas e meia, concentrando-se numa área que abrange Centro, Lagoa da Conceição, Ingleses, Jurerê Internacional e Santo Antônio de Lisboa (veja a rota completa abaixo), ao custo de R$ 45 por pessoa – o preço normal do trajeto é de R$ 90. Haverá paradas em pontos turísticos, como o Mirante da Lagoa da Conceição, na Praia da Joaquina e em Jurerê Internacional, com uma hora de intervalo para almoçar (o valor da refeição não está incluído).

À noite, o trajeto é focado no Continente e parte do Centro daCapital. São duas horas e meia entre a Praça XV de Novembro, Ponte Hercílio Luz, Avenida Beira Mar Continental, Via Gastronômica de Coqueiros e Praia de Itaguaçu.
Segundo Rosana, as paradas terão tempo suficiente para os jogadores saírem à caça dos pokémons e terão a supervisão de um guia, que acompanha e orienta o grupo. E, claro, os pais são convidados a acompanhar. Mas se não tiverem o aplicativo instalado, terão de pagar o preço normal.
Continua depois da publicidade
Jogadores até 14 anos precisam estar acompanhados de um responsável com mais de 18 anos. Já adolescentes a partir de 15 anos devem apresentar uma autorização por escrito assinada por pais ou responsáveis.
Apesar de o ônibus ter o segundo andar descoberto, Rosana garante que a segurança dos passageiros está garantida, uma vez que a empresa faz frequentemente passeios com crianças e adolescentes em excursões escolares.
– O ônibus é equipado com câmeras para monitorar o comportamento das crianças e se elas estão usando cinto. A gente tem condição de supervisionar e um guia vai na parte de cima – explica.

Oportunidade de negócio e segurança para os jogadores
Continua depois da publicidade
Além do senso de oportunidade, a preocupação com a segurança dos gamers também é um dos fatores que motivou a empresa a testar a temática do passeio em grupo. Nesta semana, a Polícia Militar de Santa Catarina e a Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado usaram as redes sociais para publicar orientações aos jogadores para prevenir assaltos, furtos de celulares e a não se expor a risco de quedas e afogamentos devido à ansiedade em capturar os pokémons.
Pelo país, outros empreendedores tiveram ideias semelhantes para ¿embarcar¿ no sucesso do game liberado no Brasil na semana passada. Em Curitiba, o designer desempregado Rogerio Oliveira decidiu oferecer companhia para buscar na porta de casa e levar aos parques da cidade turmas de crianças ao preço de R$ 50 por pessoa. No Rio Grande do Sul, um motoboy criou serviço exclusivo para ajudar jogadores a caçar os monstrinhos.
Em Belém do Pará, uma empresa oferece tour pela cidade por R$ 35, incluindo água, refrigerante e wi-fi. Em Granada, no sul da Espanha, uma agência de turismo abriu uma vaga para guia de mestres pokémons. O já apelidado poketurismo também está em alta nos Estados Unidos, onde vivem exclusivamente monstrinhos como o Tauros.
O passeio por Florianópolis neste sábado será um teste, afirma Rosana. As duas rotas deste fim de semana integram as cinco oferecidas pelo Floripa By Bus em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
– O que estamos oferecendo é o mesmo roteiro já oferecido o ano todo na cidade, só que a gente vai dar esse desconto para quem tem aplicativo do Pokémon GO. O próprio passeio já é uma oportunidade para conhecer o serviço e a história da cidade – argumenta a gerente.
Se a procura pelo serviço atender as expectativas, a empresa fará roteiros com desconto uma vez por mês, mesclando os demais trajetos atendidos pela empresa.