As 32 delegações que participarão da Copa do Mundo no Brasil devem ser transportadas por ônibus que utilizarão biocombustível, conforme prevê o Bioplanet – projeto lançado hoje no Rio de Janeiro com o apoio do governo federal. O programa espera que, até o evento, 25 milhões de litros de óleo de cozinha usados sejam reciclados e transformados em biodiesel.
Continua depois da publicidade
-Um litro de óleo usado contamina 25 mil litros de água. Hoje, dados da Casa Civil da Presidência da República informam que há um descarte inadequado, por 50 milhões de residências e pequenos estabelecimentos, de um volume de 1,5 bilhão de litros de óleo de cozinha. É um volume jogado no ralo da pia que vai parar nos nossos mananciais de água e no oceano- explicou o coordenador do Bioplanet, Vinícius Puhl.
O projeto prevê que a coleta do óleo seja feita com ajuda de 3 milhões de estudantes de todo o Brasil e de catadores de material reciclável. A ideia é envolver 10 mil catadores, que poderão ganhar até R$ 1 por litro do produto entregue ao Bioplanet.
Segundo o coordenador do programa, cada litro do óleo de cozinha gera um litro de biocombustível. Para chegar ao combustível usado pelos veículos, o biodiesel é adicionado ao óleo diesel derivado do petróleo.
Continua depois da publicidade