O transporte coletivo passará a circular em novos horários a partir de quarta-feira (16) e também aos sábados. Desde o dia 25 de agosto o serviço funciona apenas de segunda a sexta-feira e em três janelas de horários. Com a mudança serão em quatro momentos do dia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11) em transmissão ao vivo da prefeitura.
Continua depois da publicidade
> Quer receber as notícias de Blumenau e região via Whatsapp? Clique aqui e entre no grupo do Santa.
Como antecipou o colunista Evandro de Assis, a ampliação tenta atender os apelos de indústrias e do comércio da cidade para que aumente a oferta de ônibus à população. Com isso, os ônibus circularão entre 4h e 8h, 11h30min e 14h30min, 16h30min e 19h30min e 21h30min e 22h40min.
Aos sábados serão duas janelas: das 7h às 9h30min e das 11h às 13h30min. As linhas para profissionais da saúde não serão afetadas. Aos finais de semana e feriados elas circulam nos horários já estabelecidos.
> Operação flagra trabalho escravo em plantação de cebola no Alto Vale do Itajaí
Continua depois da publicidade
De acordo com a análise feita pela empresa concessionária (Blumob) e Seterb, os horários escolhidos são quando há mais demandas. Novidades no transporte podem surgir ao longo das próximas semanas.
Coronavírus e ônibus
As limitações no transporte coletivo têm relação com a pandemia de coronavírus. Desde o dia 25 de agosto, o serviço funciona apenas em dias de semana das 5h30min às 8h30min, 11h30min às 14h30min e 16h30min às 19h30min.
O serviço ficou interrompido de 18 de março até 14 de junho. Semanas depois da retomada, dispararam os números de casos, internações e mortes por Covid-19 em Blumenau. A partir de 14 de julho, os veículos foram obrigados a parar novamente, agora por 40 dias.
> Homem que matou ex-mulher em Blumenau é indiciado por feminicídio e fraude
Como os números da doença melhoraram desde o início de agosto, mais setores têm retomado os horários normais de atividades. É o caso de bares e restaurantes. Porém, nas lives noturnas sobre a pandemia, o secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, tem enfatizado a necessidade de se manter os cuidados. O coronavírus continua circulando e o número de casos pode voltar a aumentar.
Continua depois da publicidade
Coronavírus em Blumenau
Nesta sexta-feira a cidade voltou a registrar números baixos na pandemia. Conforme o boletim da prefeitura, há 313 casos ativos em Blumenau. Desde a chegada do coronavírus no estado, quase 12,3 blumenauenses se contaminaram. Nos hospitais há 26 pessoas em leitos de UTI (entre moradores e vindos de outros locais) e 26 em enfermaria. A taxa de ocupação nesses espaços é de 28% e 15%.
139 moradores morreram devido às complicações da doença até o final da tarde desta sexta.