Se tudo correr conforme planejado pela prefeitura, Blumenau terá ônibus com ar-condicionado circulando pela cidade a partir de segunda-feira (16). A princípio será apenas um veículo operando com climatização, em forma de teste.

Continua depois da publicidade

Depois, a frota com ar-condicionado será aumentada gradualmente até chegar a 21 ônibus. Como adiantou o colunista Pedro Machado, os veículos contemplados são da linha Troncal 10, que opera entre os terminais Aterro e Garcia, passando pela Fonte.

Receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp

O primeiro ônibus a ficar pronto deve ser apresentado à imprensa nesta quinta-feira (12), pela manhã.

A ideia é que os técnicos expliquem como é o sistema instalado no ônibus. A expectativa é que algumas dúvidas, como se será possível abrir as janelas e se o motoristas poderá desligar o equipamento em dias frios, sejam respondidas.

Continua depois da publicidade

Conforme publicação do colunista Evandro de Assis, além dos equipamentos de climatização, haverá custos extras com manutenção e, principalmente, combustível. Não se sabe ainda, porém, o real impacto do ar-condicionado ao custo das viagens — que pode variar de 12% a 15% a mais em relação a agora, conforme o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandro Fernandes.

O investimento com a instalação dos equipamentos nos 21 ônibus é estimado em cerca de R$ 1,5 milhão. Os recursos para bancar a novidade virão do subsídio pago pela prefeitura à Blumob.

Leia mais

Quarta dose da vacina contra a Covid-19 é liberada em Blumenau para maiores de 18 anos

Por que uma das mais tradicionais escolas de Blumenau vai triplicar de tamanho

Universidade alemã repara injustiça histórica contra Fritz Müller após 174 anos