Um ônibus com 41 trabalhadores haitianos bateu contra uma residência na manhã deste sábado, 3, em Navegantes, no Litoral Norte de SC. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar, pelo menos 15 pessoas ficaram feridas, entre elas o motorista de 56 anos, mas apenas cinco foram encaminhadas ao hospital da cidade.
Continua depois da publicidade
O acidente aconteceu por volta das 6h30min, na Rua Jornalista Rui Ademar Rodrigues, no bairro Nossa Senhora das Graças. De acordo com os bombeiros voluntários, uma haitiana de aproximadamente 30 anos foi socorrida com fratura no fêmur. O motorista teve lesões no rosto e estava desorientado.
Mais três vítimas foram atendidas pelos bombeiros militares. Todos foram levados ao pronto-socorro do município. Outras vítimas foram atendidas no local ou conduzidas a unidades de saúde por populares. Não houve feridos graves. Na residência, onde o ônibus colidiu, ninguém ficou ferido.
De acordo com o secretário de Segurança Pública de Navegantes, Johnny Coelho, o motorista relatou que perdeu o controle do veículo, com isso, ele derrubou dois muros de uma casa e atingiu a garagem de uma segunda residência. Em cima da garagem havia uma piscina com 30 mil litros de água. A piscina precisou ser esvaziada rapidamente com risco que desabar.
A Polícia Militar foi chamada para atender a ocorrência. No local, foi constatado que a barra de direção estava quebrava, por isso, o motorista não tinha mais o controle do volante.
Continua depois da publicidade
— O ônibus estava em péssimas condições. A empresa foi autuada por transporte irregular de passageiros. Não havia cinto de segurança e quando se faz fretamento é obrigatório ter a listagem de passageiros, justamente para saber quem são os passageiros em caso de acidente, e a empresa não tinha — explica Coelho.
O ônibus foi removido do local por volta do meio-dia. Ele foi apreendido e levado ao pátio.
Ainda segundo Coelho, o ônibus trabalhava para uma empresa de Penha, também no Litoral Norte. O veículo fazia o transporte de trabalhadores haitianos. Diferente do que foi informado pelos bombeiros, de que o ônibus estava a caminho do parque Beto Carrero World, eles iam trabalhar em uma peixaria no mesmo município.
A proprietária da empresa responsável pelo ônibus, Marilda Terezinha Veroneze, informou em entrevista a NSC TV, que a manutenção do veículo, assim como os itens de segurança, a documentação e o seguro estavam em dia.
— A empresa não deixa trabalhar inadequado — afirmou.