A linha de ônibus circular Ponte Viva vai operar experimentalmente na manhã deste sábado (21). O ônibus executivo (amarelinho) sairá de hora em hora da plataforma 5 do Terminal Cidade de Florianópolis, das 8h às 12h. A passagem será gratuita.

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano explica que o objetivo é validar o trajeto dessa linha, que tem previsão de circulação definitiva a partir do sábado seguinte, 28, dois dias antes da reinauguração da Ponte Hercílio Luz. A gratuidade seguirá até 13 de janeiro.

Confira o itinerário definido até o momento: saída do Terminal Cidade de Florianópolis, Praça Fernando Machado, Avenida Paulo Fontes, Rua Doutor Álvaro Millen da Silveira, Rua Doutor Jorge Luz Fontes, Rua Silva Jardim, Rua José Da Costa Moellmann, Avenida Hercílio Luz, Rua José Jacques, Rua Artista Bittencourt, Rua Santos Dumont, Rua Arcipreste Paiva, Praça XV de Novembro, Rua dos Ilhéus, Rua Visconde de Ouro Preto, Avenida Rio Branco, Rua Felipe Schmidt, Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, Rua Oton Gama D’Eça, Avenida Prefeito Osmar Cunha, Rua Jerônimo Coelho, Rua Tenente Silveira, Rua Pedro Ivo, Avenida Paulo Fontes e Terminal Cidade de Florianópolis.

Transporte coletivo

O início da operação do transporte público da Capital na Ponte Hercílio Luz será apenas em 13 de janeiro, com 12 linhas, sendo uma convencional, três executivas municipais e oito intermunicipais. Linhas de turismo também iniciam a circulação, assim como os carros oficiais (ambulâncias e viaturas policiais e dos bombeiros).

Em 3 de fevereiro, a prefeitura planeja a liberação de mais linhas de transporte coletivo na Ponte Hercílio Luz. Dez novas rotas vão passar pela ponte, entre elas três novas: Capoeiras/Centro, Abraão/Centro e Jardim Atlântico/Centro.

Continua depois da publicidade

Em 6 de março, mais 35 linhas de ônibus convencional intermunicipal da Grande Florianópolis passam a operar entrando na Ilha através da Ponte Hercílio Luz. Na mesma data, caminhões de carga (sem limite de peso) são autorizados a usar a Hercílio Luz. A prefeitura promete implantar um sistema de controle e categorização, com restrições de horário.