Dezesseis ônibus extras foram necessários no começo da manhã desta quinta-feira (18) na operação de volta do transporte coletivo em Florianópolis, que entrou no segundo dia. O número corresponde ao período entre o início das viagens, às 5h40min, até por volta das 9h40min.

Continua depois da publicidade

Os veículos extra foram necessários porque os ônibus chegaram ao limite de 40% de ocupação, capacidade máxima estabelecida como prevenção contra a Covid-19. Foram 8 ônibus a mais no Norte da Ilha, 7 no Sul e um no Centro da cidade.

Com redução de horários e restrição de ocupação, os ônibus voltaram a circular nesta quarta-feira (17) na Capital catarinense. Depois de quase três meses de suspensão por conta do coronavírus, a retomada da operação foi tranquila – passageiros usavam máscaras, respeitando as regras de prevenção, e trafegavam em veículos mais vazios que o normal. O serviço estava paralisado desde o dia 18 de março.

Conforme a prefeitura, o movimento na quarta foi oito vezes menor que o que era registrado antes do início da pandemia.

A retomada do transporte coletivo municipal em Florianópolis, que está em fase de testes, ocorre com uma série de regras de prevenção contra a Covid-19. Os veículos rodam somente de segunda a sexta-feira e com lotação máxima de 40%. Além disso, não é permitido usar dinheiro para pagar as passagens.

Continua depois da publicidade

A Capital catarinense soma 1.001 casos de coronavírus e 9 mortes pela doença, conforme dados da Secretária de Estado da Saúde (SES) atualizados nesta quarta (17).