O eBus, um projeto criado em parceria entre a WEG e a UFSC, passará a circular em Jaraguá do Sul nos próximos dias. O ônibus é 100% elétrico e oferece passeios turísticos gratuitos pela cidade.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O veículo estava em Florianópolis desde 2017, transportando alunos da UFSC, porém o percurso foi interrompido durante a pandemia. Desde então, o eBus estava parado, até ser trazido à Jaragua em uma parceria da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Fiesc, Senai, Instituto da Indústria Eggon João da Silva, WEG e Viação Canarinho.
Passeios em Jaraguá
A partir desta sexta-feira (3), o eBus vai oferecer passeios gratuitos por Jaraguá e ficará ativo pelos próximos meses. O ônibus fica à disposição da comunidade para passeios às sextas, sábados e domingos, com saída da Via Verde em três horários, 9h, 13h30 e 16h30.
A rota começa na Via Verde, na Ilha da Figueira e segue em direção ao Parque da Inovação, no bairro Três Rios do Sul. Em seguida, retorna à Via Verde. O percurso não terá paradas e deve durar cerca de 30 minutos, seguindo as diretrizes de segurança contra a Covid-19.
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura de Jaraguá do Sul, o passeio tem como objetivo trazer mais inovação sustentável para a cidade, despertando o interesse da população no processo. E o trabalho do eBus não deve parar como ônibus de passeio.
Inovação sustentável
A primeira vista, o eBus é um ônibus normal. No entanto, por ser elétrico, ele não emite gases nocivos derivados da queima de diesel. Junto com isso, 98% a 99% da bateria usada no ônibus pode ser reciclada, o que gera menos resíduos.
Levando cerca de 50 minutos para carregar, o eBus consegue circular aproximadamente 100 quilômetros, possui internet de alta velocidade e mesas de reunião para os passageiros. Ele é mais leve do que ônibus convencionais, não possui troca de marchas e não produz ruídos no motor.
Leia mais
> Evento sobre cidades eficientes em Joinville terá palestra de ministro; veja a agenda
Continua depois da publicidade
> Família Schurmann vai dar a volta ao mundo de barco para alertar sobre poluição
> Quase 26 toneladas de lixo são retiradas de cemitério de Florianópolis em um mês