Como já era previsto, a competição em Pipeline, North Shore de Oahu, Havaí, segue adiado devido às condições desfavoráveis das ondas. Uma chamada para avaliar as condições do mar foi feita nesta quarta-feira, às 15h (no horário de Brasília), mas as ondas pequenas e os fortes ventos adiaram mais uma vez a etapa.
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira, novamente às 15h pelo horário de Brasília (7h30 no horário local), será feita outra chamada para avaliar as condições do mar.
A direção de prova está contando com um novo swell previsto para chegar durante a tarde desta quinta e que deve atingir o ápice na sexta-feira, com séries chegando até quatro metros e meio (12-14 pés). A aposta é usar a tarde de quinta e todo o dia de sexta-feira para finalizar a competição. Há a possibilidade, entretanto, de o campeonato reiniciar na primeira chamada da manhã de hoje no horário local.
Faltam 27 baterias, cada uma com duração de 40 minutos. Em Pipe, as baterias são simultâneas. Decorridos 20 minutos da primeira bateria, tem-se início a segunda e assim sucessivamente. Este formato vai de acordo com a disponibilidade de tempo e fica a critério da ASP (Associação dos Surfistas Profissionais).
O mais provável é que, a partir das quartas de final, as baterias homem a homem sejam de 30 minutos (como é o normal em outras etapas) e não mais simultâneas. Tudo vai depender das condições do mar e do tempo restante para o término do evento.
Continua depois da publicidade
Com esse quadro, a última etapa do ano ganha contornos de dramaticidade. Com três surfistas ainda na briga pelo título, a decisão está ficando para os 45 do segundo tempo e será finalizada nos últimos dias de janela de espera. A expectativa aumenta a cada chamada e todos os presentes, entre surfistas, organizadores e o público em geral, aguardam com apreensão para que as famosas ondas de Pipe atinjam a bancada em tempo.
Previsões:
Quinta-feira – Pela manhã, a ondulação, com direção de Oeste/Noroeste, pode chegar até dois metros nas maiores da série, apesar de o esperado neste período seja ainda ondas pequenas. No decorrer da tarde, um novo swell de Noroeste chega à costa, com séries que podem chegar aos quatro metros. O vento vai soprar de Leste/Nordeste, com intensidade moderada a forte (18 – 20 nós).
Sexta-feira – Ápice do swell. A ondulação de Noroeste chega com força total na sexta, com séries que podem passar dos quatro metros. Tudo indica que o Pipe Master seja finalizado neste dia. Devido a direção e o ângulo que o swell está previsto para entrar, teremos na sexta-feira ondas mais para o Backdoor, com algumas ocasionais quebrando em Pipe. O vento na sexta, de direção Leste, segue entre moderado a forte (15 – 18 nós).
Sábado – O swell se afasta e diminui gradativamente durante o dia. As séries chegam na casa de um metro, com series ocasionais maiores. O vento vai soprar com intensidade fraca, com direção de Leste/Sudeste.
Continua depois da publicidade
Corrida ao título mundial:
– Se Mick Fanning e Kelly Slater perderem suas baterias no round 3, Gabriel Medina será campeão mundial;
– Se Medina perder no Round 3, Mick Fanning vai precisar de um terceiro lugar para ser campeão, ou um quinto lugar, para levar a decisão para uma bateria extra entre ele e Gabriel Medina. Kelly Slater precisaria vencer em Pipeline e torcer para um resultado negativo de Fanning;
– Caso Medina avance no round 3, ou seja, garantindo a nona colocação, Slater estará fora da briga e Mick Fanning vai precisar de um segundo lugar ou vencer em Pipe para levar o caneco;
– Se Medina terminar em quinto, ou seja, perder nas quartas de final, ou em terceiro, perdendo na semifinal, Fanning precisará vencer a etapa;
Continua depois da publicidade
– Caso Gabriel Medina avance para a final do Pipe Master, independente de qualquer outro resultado, ele será campeão mundial.
Baterias do Round 3:
Heat 1: John John Florence (HAV) x Adam Melling (AUS)
Heat 2: Owen Wright (AUS) x Fredrick Patacchia (HAV)
Heat 3: Michel Bourez (TAH) x Matt Wilkinson (AUS)
Heat 4: Josh Kerr (AUS) x Jadson André (BRA)
Heat 5: Miguel Pupo (BRA) x Filipe Toledo (BRA)
Heat 6: Gabriel Medina (BRA) x Dusty Payne (HAV)
Heat 7: Kolohe Andino (EUA) x Julian Wilson (AUS)
Heat 8: Bede Durbidge (AUS) x Adrian Buchan (AUS)
Heat 9: Mick Fanning (AUS) x Jeremy Flores (FRA)
Heat 10: Joel Parkinson (AUS) x Sebastian Zietz (HAV)
Heat 11: Nat Young (EUA) x Kai Otton (AUS)
Heat 12: Kelly Slater (EUA) x Alejo Muniz (BRA)