Blumenau e Indaial são as primeiras cidades do Vale do Itajaí escolhidas para receber os “superpostos de saúde” anunciados pelo governo federal. De acordo com o Ministério da Saúde, as novas Unidade Básica de Saúde de Porte V, como foram denominadas, terão capacidade para atender até 500 mil pessoas por mês e contarão com cinco equipes de Saúde da Família e cinco equipes de Saúde Bucal.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Vale do Itajaí pelo nosso canal no WhatsApp

Cada estrutura deve sair do papel ao custo de R$ 6,6 milhões. Em Blumenau, a construção será erguida na Rua Victorio Furlan, no bairro Salto do Norte. É uma rua sem saída, transversal da Engenheiro Udo Deeke, a poucos metros do Terminal Aterro. Já em Indaial, o terreno indicado para a obra fica em uma das principais vias da cidade, a Rua Marechal Floriano Peixoto, no bairro Estrada das Areias.

Em todo o Brasil, 2,3 mil municípios manifestaram interesse em receber os “superpostos de saúde” e 1,8 mil foram selecionados, mas, inicialmente, 38 unidades serão construídas. Em Santa Catarina, além de Blumenau e Indaial, também foram escolhidas as cidades de Araquari e Florianópolis.

“Agora cabe aos municípios contratar e emitir a ordem de serviço da obra até abril. Caso não cumpra esse limite, a proposta será cancelada, a fim de que outros entes tenham a oportunidade de serem contemplados no PAC Saúde”, informou o governo federal. 

Continua depois da publicidade

Como serão os “superpostos de saúde”

As estruturas terão uma área construída de cerca de 1.000 metros quadrados. A área de espera, por exemplo, deve ter capacidade para 72 lugares, incluindo dois assentos adaptados para pessoas com obesidade, espaço para cadeirantes e área lúdica para crianças. Além disso, o projeto prevê quatro consultórios ginecológicos, sete odontológicos, três interprofissionais, cinco para atendimento médico e de enfermagem e duas salas de medicação.

— As unidades terão o que há de mais moderno, desde a questão da reutilização da água até a iluminação, com as hortas que estão incluídas e principalmente um espaço que seja bom tanto para o desenvolvimento das ações dos trabalhadores, quanto para um bom acolhimento das pessoas que são cuidadas pelo SUS — diz o secretário de Atenção Primária à Saúde do governo federal, Felipe Proenço.

Leia também

Samae de Blumenau vai abrir novo concurso público

McLaren de R$ 4 milhões e até Cadillac são apreendidos em operação contra influencer em SC

Praia minúscula de SC com águas cristalinas tenta se tornar Bandeira Azul; veja fotos