Juntas, elas têm 43 mil moradores e são as mais frias do Brasil. Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici e Urupema são cidades privilegiadas pela natureza, estão entre as que produzem a melhor maçã do mundo, vinhos finos premiados, e começam a conquistar espaço em um mercado promissor: o turismo.

Continua depois da publicidade

Com 4,5 mil habitantes, Bom Jardim da Serra destaca-se pelos seus cânions, em especial o das Laranjeiras, e a famosa Serra do Rio do Rastro, na rodovia SC-438. A energia eólica também começa a conquistar espaço na economia do município.

São Joaquim é a maior cidade da região, com 25 mil moradores. Destacam-se alguns bons hotéis e restaurantes, a produção de maçã, na casa das 240 mil toneladas por ano, e os premiados vinhos finos de altitude feitos nas modernas vinícolas.

Urubici, com 11 mil habitantes, destaca-se pelas inúmeras belezas naturais, como o Morro da Igreja, a Serra do Corvo Branco, as cascatas, as cavernas e as inscrições rupestres. Muita gente de fora, inclusive de outros países, muda-se para Urubici a fim de investir em turismo. Atualmente, a cidade conta com 1,5 mil leitos em 43 hotéis e pousadas.

Já Urupema é a novata no turismo e a menor das quatro cidades, com apenas 2,5 mil moradores. Considerada a cidade mais fria do Brasil, se destaca pelas temperaturas a cada onda de frio. Lá, são registrados fenômenos raros no país, como o sincelo, algo muito semelhante à neve, além do congelamento natural de uma cachoeira.

Continua depois da publicidade

Taxa de migrantes

Urubici 4,74%

Bom Jardim da Serra 4,68%

Urupema 3,76%

São Joaquim 5,21%