Na corrida presidencial, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) devem focar no Nordeste para herdar os votos de Marina Silva (PSB). Entre as 15 capitais em que a ex-senadora obteve mais votos, seis ficam na região. Nesta quarta-feira, Dilma inicia um périplo por pelo menos quatro capitais nordestinas, terminando a semana com passagens pelo RS e SC. Depois, a petista deverá concentrar esforços em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país. A campanha de Aécio não divulgou agenda.

Continua depois da publicidade

Saiba o contexto em cada cidade, em ordem de votação para Marina

São Paulo

Aécio fez 43,6% na cidade administrada por Fernando Haddad (PT). Os baixos índices de aprovação do prefeito e o fato de o PSDB governar o Estado dificultam a situação de Dilma. Em relação a 2010, ela perdeu 910 mil votos na capital.

Rio de Janeiro

Continua depois da publicidade

Marina saiu na frente, mas os três chegaram juntos, com cerca de 30%, na capital, que concentra 40% do eleitorado fluminense. Dilma tem vantagem no segundo turno no Estado: os dois concorrentes são de sua base de apoio.

No gráfico abaixo, capitais em que Marina teve melhor desempenho (número de votos e percentual dos válidos)

Onde Sartori e Tarso devem buscar os votos recebidos por Ana Amélia Lemos

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

Recife

Eleito governador empurrado pela família Campos, Paulo Câmara deverá apoiar Aécio. Mas Dilma poderá ganhar fôlego na esteira da cobertura do Bolsa Família no Estado, uma das maiores do país.

Brasília

No segundo turno para o governo do DF, Jofran Frejat (PR) é aliado de Aécio. Rodrigo Rollemberg (PSB) tem de escolher entre seguir a tendência de apoiar o tucano ou abraçar Dilma de olho nos 307 mil votos de Agnelo Queiroz (PT).

Continua depois da publicidade

Salvador

Dilma capitalizará a vitória de Rui Costa (PT) para o governo. Os petistas planejam levar a presidente à escadaria da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim para agradecer à vitória no primeiro turno.

Manaus

Eduardo Braga (PMDB), candidato de Dilma, terminou o primeiro turno à frente do atual governador, José Melo (PROS). Mas Aécio não deve contar com o apoio de Melo, que se mantém neutro na disputa.

Fortaleza

Dilma fez mais votos do que Aécio e Marina somados e pode ampliar a vantagem porque o segundo turno é entre siglas aliadas. Aécio buscará os votos de Tasso Jereissati (PSDB), eleito senador com desempenho quase três vezes maior.

Belo Horizonte

O PT acaba de vencer o PSDB no Estado após três gestões consecutivas do adversário. Em BH, no entanto, Aécio vai melhor. Fez 53,8% dos votos. Nem se ganhar todos os votos de Marina, Dilma o alcança.

Continua depois da publicidade

Goiânia

Aécio saiu na frente com 43,3%, e Marina fez quase 13 pontos a mais do que Dilma (19,9%). No segundo turno pelo governo, o tucano terá apoio de Marconi Perillo (PSDB). Já Iris Rezende (PMDB) não pediu votos para Dilma no primeiro turno.

Belém

A candidata do PT venceu Aécio com apenas cinco pontos de diferença (36,5% a 31,2%), por isso os votos de Marina na capital são importantes. Em todo o Estado, o desempenho da petista foi melhor, 53,1%.

Curitiba

A cidade deu 54,5% dos votos para Aécio, índice maior do que o desempenho dele no Estado (49,7%). Mesmo conquistando todos os votos de Marina na capital, Dilma não alcança o adversário. Reeleito, Beto Richa (PSDB) é um grande aliado de Aécio.

São Luís

Governador eleito, Flávio Dino (PC do B) fez parceria com Aécio contra a família Sarney. Sua posição agora pode ser fundamental para fazer o aliado crescer. O tucano obteve apenas metade dos votos de Marina.

Continua depois da publicidade

Maceió

Apesar de a petista ter ganho em Alagoas com 49,9%, a disputa foi parelha na capital: 34,3% para Marina, 31,5% para Dilma e 29,1% para Aécio. A presidente conta com Fernando Collor (PTB), reeleito senador com 55,6% no Estado e 41,1% em Maceió.

João Pessoa

Aécio terá o palanque de Cássio Cunha Lima (PSDB) no segundo turno. Ricardo Coutinho, do PSB de Marina, já anunciou apoio a Dilma. Além disso, a cidade é administrada por um petista.

Rio Branco

O eleitorado de Marina na capital e no Estado (41,9%) demonstra a força da candidata em sua terra. Se apoiar Aécio, o tucano poderá se distanciar de Dilma em Rio Branco. No primeiro turno, ele fez 44,5 mil votos (22,5%) e a petista, 35,7 mil (18%).