O operador portuário Luis Everton, 33 anos, tentou uma, duas, três vezes. Nada da moeda cair no caixinha do parquímetro instalado em frente à Caixa Econômica Federal, na Avenida Joca Brandão, Centro de Itajaí. Agendados para entrar em operação dia 4 de julho, os 24 novos aparelhos, entre eles um em frente a um banco, ainda vão demorar cerca de 15 dias para começar a cobrar pelas vagas rotativas.
Continua depois da publicidade
_ Se não fossem vocês (reportagem) eu iria correr até aquele parquímetro na outra esquina. Avisam que vão cobrar e nem sequer informam como. Eles deveriam deixar agentes nas ruas explicando para a população que a cobrança ainda não está valendo _ pede.
O atraso pela cobrança das vagas se dá porque a regulamentação depende da alteração do Decreto 8.653, que deve ser assinada pelo prefeito Jandir Bellini esta semana. A modificação no decreto indicará as ruas em que há vagas rotativas. Além disso, a Coordenadoria de Trânsito e Transportes de Itajaí (Codetran) aguarda que a Hora Park _ empresa responsável pela instalação e cobrança dos parquímetros _ pinte todas as vagas e sinalize os estacionamentos rotativos com placas indicativas.
_ Até lá, quem estacionar na Joca Brandão, por exemplo, não precisa pagar. A concessionária só pode cobrar em toda via se instalar corretamente as placas indicativas e pintar no asfalto cada vaga rotativa _ adianta Willian Gervasi, consultor técnico da Coordenadoria de Trânsito e Transportes de Itajaí (Codetran). O vendedor Maurino Pacheco, 37 anos, não vê problemas em correr em busca de parquímetros que estejam funcionando.
_ Se eu vejo que um aparelho está desligado, vou até a rua mais próxima tentar. É chato, mas as vagas rotativas aliviaram o Centro. Um tempo atrás, era impossível parar aqui _ diz.
Continua depois da publicidade
O comerciante Cristian Shimitt, 34 anos, não gostou de saber que estava gastando dinheiro à toa:
_ Agora entendi porque essas máquinas ainda não estão funcionando. Eu estou há dois meses procurando parquímetros que estejam em operação para sacar o bilhete. Pagando para nada.
Ao todo, o Centro terá 2 mil vagas rotativas, incluindo áreas reservadas para idosos, deficientes físicos e zona branca (vagas oficiais).
Aparelhos que ainda não começaram a cobrar:
–
– 2 na Lauro Müller (entre a Rua Joinville e a Joca Brandão)
– 4 na Camboriú (entre a Rua Almirante Tamandaré e a Joca Brandão)
– 4 na Sete de Setembro (entre a Joca Brandão e a Rua Tubarão)
– 4 na XV de Novembro (entre a Rua Joinville e a Joca Brandão)
– 3 na Beira-Rio (entre Centreventos e o Mercado Público)