As ondas gigantes de Jaguaruna, no Litoral Sul de Santa Catarina, que chegam a até 15 metros de altura e deram à cidade o título de capital da maior onda do Brasil, serão palco de etapa do circuito mundial de surf do Gigantes de Nazaré, evento de referência na modalidade.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Oferecendo uma das maiores premiações já vistas no esporte, a etapa contará com a participação de surfistas de diversos países e vai acontecer entre abril de junho de 2024.
De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado, a expectativa é de incremento significativo nos setores de hospedagem, alimentação, transporte e comércio, além de ser um passo importante para tornar Santa Catarina um dos epicentros nas competições internacionais de surf de ondas gigantes.
— A grande repercussão na mídia será uma oportunidade para mostrar a potência das ondas e as belezas e atrações do litoral catarinense — frisou a secretaria adjunta da pasta, Catiane Seif.
Continua depois da publicidade
Italo Ferreira surfa em praia de Santa Catarina e encontra leão-marinho; veja foto
Marcelo Magalhães e Diogo Feliciano, executivos responsáveis pela competição, destacam que o evento em Jaguaruna é de suma importância para a visibilidade e desenvolvimento do esporte em todo o Brasil.
— Ficamos felizes em poder levar o evento para Jaguaruna, que é um local muito parecido com Nazaré (Portugal). Assim como lá, temos a certeza que o turismo na região será muito impactado com ações como essa.
Veja imagens de ondas impressionantes na “Laje da Jagua”
A “Nazaré” catarinense
Situada a cerca de cinco quilômetros da costa do município de Jaguaruna, a “Laje da Jagua” é uma bancada de pedras que proporciona aos surfistas mais corajosos ondas desafiadoras e até mesmo perigosas, que podem atingir 15 metros de altura (ou mais).
Continua depois da publicidade
Com até 15 metros, maior onda do Brasil é de Santa Catarina; saiba onde
A interação única entre profundidade e formações rochosas do local criam condições ideais para a formação de ondulações gigantes, permitindo a comparação do pico catarinense com a lendária Nazaré, em Portugal, que possui o registro de maior onda já surfada por um atleta, de incríveis 26,21 metros.
Leia também
Marca de SC veste surfistas brasileiros no ISA Games 2023
Sophia Medina e Mateus Herdy são campeões do Dream Tour Floripa
Fábrica de Florianópolis produz a prancha de surf mais famosa e vendida do mundo