A Equipe Telefónica, na qual compete o brasileiro Joca Signorini, sentiu a força do Oceano Antártico neste domingo, quando duas ondas gigantes e ventos com mais de 70km/h atingiram o barco no caminho até o Cabo Horn. A frota navega a quinta perna da Volvo Ocean Race, de Auckland (Nova Zelândia) para Itajai (SC).

Continua depois da publicidade

As imagens realizadas pela câmera instalada na popa da embarcação mostram que todos que estavam no convés foram arremessados duas vezes devido à força das ondas, que chegavam a uma altura de 10 metros.

Segundos antes de estourar a primeira onda, o timoneiro Jordi Calafat é visto tentando rapidamente desviar o barco para fugir de uma onda gigante, mas seus esforços não foram recompensados e a onda encobriu o cockpit. Calafat ficou pendurado no ar enquanto o barco estava fora de controle.

Mais tarde, quando a segunda onda estoura, Pablo Arrarte é arremessado do timão e acaba tentando pilotar o barco de joelhos ao mesmo tempo em que o restante da tripulação lutava para ficar em pé.

Continua depois da publicidade

Os líderes da 5ª perna, Groupama e PUMA, aumentaram a distância do restante da frota em meio aos fortes ventos do domingo. A equipe Telefónica avançou de forma cautelosa e a Camper teve que se consolar com o fato de que teria que fazer um breve pit-stop no Chile para reparos.