O World Qualifying Series (WQS) em Fernando de Noronha (PE), o Hang Loose Pro Contest, começou nesta segunda, dia 14, com ondas que deixaram a desejar. Mas, devido ao recorde de inscritos na etapa, o evento teve início logo em seu primeiro dia apesar das condições do mar.
Continua depois da publicidade
A 20ª edição do campeonato conta com um total de 168 surfistas de 14 países, que brigam pelos U$$ 100 mil em prêmios e dois mil pontos no ranking de acesso para a divisão principal do circuito mundial de surfe profissional, o World Championship Tour (WCT).
As ondas na paradisíaca Cacimba do Padre não apresentaram boas condições, mas as previsões indicam que o mar vai estar bem melhor nos próximos dias. Uma nova chamada foi marcada para as 8h desta terça, quando serão realizadas as primeiras das duas fases de 24 baterias do novo sistema de disputa que a Asssociação dos Surfistas Profissionais está implantando nas principais provas do WQS e está sendo inaugurado em Fernando de Noronha.
Nesta segunda, foram realizadas apenas oito baterias, sendo quatro pela primeira fase das triagens e mais quatro pela segunda, que definiu os oito últimos participantes do evento. Dos 16 que entraram na primeira rodada, o único que conseguiu avançar foi o local Pablo Neruda, que venceu as duas baterias que competiu na Cacimba do Padre.
Além dele, outros três surfistas de Fernando de Noronha também seguiram para disputar a primeira fase: Hudson Felipe, Nego Noronha e Patrick Tamberg. Já as outras quatro vagas foram conquistadas pelos pernambucanos Rodrigo Trajano, Olavo Aguiar, Alan Donato, e pelo capixaba Davi Hoffman, que também entraram nas triagens.
Continua depois da publicidade
Nesta terça, as disputas começam para valer com 144 competidores. Logo na primeira bateria tem estréia de surfista estrangeiro, com os norte-americanos Dean Randazzo e Ben Bourgeois disputando duas vagas para a segunda fase contra o catarinense William Cardoso e o capixaba Michel Grattz.
Algumas estrelas do Brasil também já entram na disputa pelo título nesta terça. A principal delas é o pernambucano Paulo Moura, que vai estrear na 18ª bateria contra Jeremy Flores, da Ilha Reunião, Robson Santos e o noronhense Pablo Neruda, cujo nome foi dado em homenagem ao consagrado poeta chileno, falecido em 1973.