Os moradores da orla do Mar Grosso, em Laguna, no Sul do Estado, estão em alerta com a quantidade de furtos a prédios de luxo que assolou a região entre outubro e novembro. Foram mais de 15 apartamentos arrombados em sete prédios entre os dias 2 de outubro e 6 de novembro, segundo a Polícia Civil de Laguna.
Continua depois da publicidade
Entre as semelhanças dos crimes estão a falta de câmeras de monitoramento nos edifícios e o fato de nenhum prédio ter sinais de arrombamento nas portas de acesso à rua, o que indica que as pessoas envolvidas tiveram acesso fácil aos alvos. Já nos apartamentos os ladrões removeram os miolos das fechaduras e levaram televisores, roupas, jóias, dinheiro e até tapetes.
A moradora de um prédio furtado, que não quis se identificar, foi abordada por uma integrante da quadrilha quando voltava do trabalho. Ela descreve que uma moça loira, forte, que vestia roupas de ginástica na ocasião, parecia querer distraí-la.
– Ela perguntou se ali só morava veranista e eu disse que não, que eu moro aqui (no prédio). Quando ela viu que eu fiquei com medo, ela me intimidou para ir para o elevador, disse que o elevador tinha chegado, me apressou – contou a moradora.
Ela ainda lembra que quando subiu para o apartamento, o filho apontou da janela que a moça e outras pessoas carregavam objetos para um carro estacionado em frente ao prédio. Com um aparelho celular, os moradores gravaram imagens dos suspeitos e entregaram à polícia.
Continua depois da publicidade
– Ela (suspeita) queria evitar que as pessoas passassem pela escada, por onde o furto era realizado, e encaminhava as pessoas para o elevador. Minha vizinha sugeriu que a gente subisse para averiguar e então nós vimos os apartamentos arrombados. Tinha um que não tinha mais nada dentro – lamentou a moradora.
Câmeras da orla falharam no período
Segundo o delegado Flávio Costa Gorla a polícia está ouvindo as vítimas de todos os furtos para determinar se uma ou mais quadrilhas estão envolvidas.
O que agravou o problema, segundo Gorla, foi a falta de funcionamento das câmeras de vigilância da orla, que estavam desativadas no período dos crimes.
De acordo com a Polícia Militar de Laguna, as câmeras de vigilância da orla do bairro, que dependem de convênio municipal, apresentaram problemas técnicos por um período, mas já foram consertadas e estão funcionando normalmente.
Continua depois da publicidade
Segundo o Coronel Denei Deni dos Santos, da Guarda Municipal, as câmeras do Centro, sob responsabilidade da Guarda Municipal, também estão em funcionamento e não apresentaram problemas.