A onda de frio que atinge Santa Catarina fez com que Joinville adiantasse as ações de inverno deste 2022. Portanto, os abrigos para pessoas em situação de rua serão reabertos para acolhimento noturno a partir desta quarta-feira (18).
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A prefeitura passa a oferecer cinco casas de passagem que têm convênio com o município, com 105 vagas. Os locais são: Casa Santo Egídio – Associação Diocesana de Promoção Social (Adipros), Casa da Vó Joaquina, Comunidade Eis-me Aqui/Casa de Levi, Comunidade Terapêutica Opção de Vida e Abrigo Institucional Essência de Vida.
Com os locais abertos neste ano, a princípio, segunda a prefeitura, não será necessária a ativação do abrigo emergencial no Ginásio Abel Schulz, como aconteceu no inverno de 2021 que, no ano passado, durante seis dias em que ficou aberto, foram ocupadas 277 vagas, com uma média de ocupação de 46 pessoas por noite.
Como buscar acolhimento
O ponto de partida para o acolhimento será o Restaurante Popular 1 – Herbert José de Souza, no bairro Bucarein, onde os interessados em ir para o abrigo deverão comparecer das 17h às 19h, para receber o jantar.
Continua depois da publicidade
Em seguida, as equipes de abordagem social do Centro Pop irão atender e direcionar as pessoas para as devidas casas de passagem, onde irão pernoitar. No dia seguinte, poderão retornar ao Restaurante Popular e tomar o café da manhã.
O serviço de acolhimento noturno será oferecido diariamente, assim como o atendimento do Restaurante Popular 1, aberto para o café da manhã das 7h às 9h, das 11h às 14h para o almoço, e das 17h às 19h para o jantar.
Pedidos de resgate de idosos e pessoas em situação de rua, impossibilitadas de se deslocar ao RP1, após as 19h, deverão ser feitos ao Corpo de Bombeiros Voluntários, pelo telefone 193.
Dia mais frio do ano
Atingindo a tempetura de 9°C durante a madrugada desta terça-feira (17), Joinville atingiu o dia mais frio do ano. Para acolher as pessoas em situação de rua neste inverno, além de cobertores doados em campanhas feitas anteriormente, o município adquiriu mais mil mantas térmicas.
Continua depois da publicidade
Para este ano, o público que desejar ser solidário e fazer novas doações pode priorizar materiais como travesseiros, lençóis, toalhas de banho e kits de higiene pessoal (sabonete, shampoo, condicionar, escova e creme dental).
A Ação de Inverno 2022 da prefeitura tem a participação da Secretaria de Assistência Social (SAS), Secretaria da Saúde (SES), Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), Bombeiros Voluntários de Joinville e Samu.
Leia também
Prefeitura de Joinville envia reforma administrativa à Câmara: veja dez principais pontos
Tema de cinco reformas em 25 anos, pasta do Desenvolvimento de Joinville vai voltar