A Epagri/Ciram emitiu aviso meteorológico sobre uma onda de calor intenso para a segunda quinzena de janeiro, alertando que os termômetros devem registrar picos entre 30°C e 40°C. A sensação térmica em cidades do Litoral Catarinense e Vale do Itajaí pode alcançar os 50°C.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil de Santa Catarina acompanha a situação e também compartilha orientações para a população, para evitar o risco de doenças graves como o câncer de pele, por causa do alto índice de raios UV.
Ainda que entre as recomendações estejam os banhos frios, a CASAN lembra que o chuveiro é um dos locais de maior consumo de água (cerca de 75% da água consumida em uma residência é gasta nos banheiros). Por esse motivo, a solicitação é de banhos breves. Uma alternativa é manter uma garrafinha de spray, que pode também trazer conforto ao refrescar o corpo.
Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, manter espaços bem arejados e a hidratação constante, priorizar alimentos leves, buscar as correntes de vento de sua residência e usar roupas claras e soltas são outras dicas importantes para o período.
Continua depois da publicidade
E continuam valendo as dicas clássicas de economia de água, para que esse recurso seja garantido para todos em suas atividades essenciais de higiene e alimentação.
Boas práticas no uso da água
O momento é de calor, mas também de exercer a consciência e a responsabilidade sobre o uso dos recursos hídricos. Para reforçar as boas práticos no uso da água, a CASAN disponibiliza uma série de dicas e recomendações, tanto para áreas internas quanto para áreas externas.


Economia de água: faça sua parte
– Não lave calçadas, telhados e pátios com água tratada
– Evite lavar o carro neste período
– Tome banhos breves
– Não use o vaso sanitário como lixeira, exigindo várias descargas
– Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes
– Utilize a máquina de lavar louças e roupa somente quando estiverem em sua capacidade total
Leia também:
Um ano após acidente, 95% das famílias estão indenizadas por danos materiais
Rede de laboratórios garante controle de qualidade da água da Casan
Barragem do Rio São Bento recebe projeto para reforçar potencial turístico e de educação