A onda de calor que atinge Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, com temperaturas que beiram os 40°C, foi o principal motivo para o adiamento do início das aulas na rede estadual de ensino no estado gaúcho. O ano letivo, que começaria nesta segunda-feira (10), foi adiado em uma semana. A decisão é em cumprimento de uma liminar do Tribunal de Justiça a pedido do Cpers. As informações são do GZH.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O governo do RS disse que vai recorrer da decisão. O argumento usado pelo Cpers — sindicato dos professores —, é que nem todas as escolas possuem estrutura para recomeçar as aulas nesta segunda de calor intenso. As aulas, com a liminar, devem começar no dia 17 de fevereiro.
Em sete municípios, também foram adiadas as aulas, por decisão das próprias prefeituras.
O que diz o governo do Rio Grande do Sul
Em nota, o governo do RS disse que mais informações sobre a nova data de início das aulas devem ser divulgadas durante esta segunda-feira. Leia a nota na íntegra:
Continua depois da publicidade
“Nota sobre o adiamento do início do ano letivo na Rede Estadual de ensino
O governo do Estado informa que, em cumprimento a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, não haverá aula nas 2.320 escolas da Rede Estadual nesta segunda-feira (10/2).
Considerando que a decisão pode ser revertida em análise do recurso que será interposto ainda neste domingo (9), o governo disponibilizará informações atualizadas acerca da data de início do ano letivo durante a segunda-feira (10/2).”
Onda de calor em SC e no RS
Em Santa Catarina, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para uma situação de perigo pela onda de calor, que atinge municípios da Grande Florianópolis, Sul, Vale do Itajaí e Norte catarinense. As temperaturas estão cerca de 5°C acima da média nestas regiões e devem continuar da mesma forma até quarta-feira (12).
Já no Rio Grande do Sul, a situação é de grande perigo, e deve ir até esta terça-feira (11). Em Porto Alegre, a previsão é que a temperatura chegue aos 40°C. Nesta condição, também estão municípios do Oeste catarinense, que vão atingir temperaturas de até 39°C nesta segunda.
Continua depois da publicidade
Leia também
Florianópolis realiza mais de 8 mil atendimentos médicos a argentinos na temporada de verão
Veja como será a volta às aulas nas escolas municipais do Sul de SC