Apesar da onda de calor que atinge vários Estados do Brasil não ter efeito direto em Blumenau, a cidade deve sentir “reflexos” do fenômeno. Porém, a meteorologia garante que as temperaturas dos próximos dias ficarão dentro do esperado para esta época do ano. É como se o verão já tivesse chegado, exemplifica o meteorologista Gabriel Cassol, da prefeitura de Blumenau.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A partir desta quinta-feira — e provavelmente ao menos até o final do mês — as máximas ficarão na casa dos 30ºC, prevê Cassol. Para a meteorologia, inclusive, o verão já tem “dado as caras” desde o começo de dezembro. No último dia 7, o mais quente das últimas duas semanas, os termômetros marcaram 35,3ºC.
Esse cenário vai se repetir, já que até domingo as temperaturas devem chegar a 34ºC. Isso sem contar a sensação térmica, que varia de acordo com a combinação do calor junto à brisa marítima e umidade.
El Niño perde força em SC e Estado deve ter “transformação” no tempo
Continua depois da publicidade
Nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja de perigo devido a uma nova onda de calor no país. No entanto, a Epagri/Ciram explicou que não havia previsão de que o Estado fosse sofrer com essa onda.
Cassol complementa que isso ocorre porque o fluxo não avançará sobre o Estado, mas já há uma massa de ar seco e quente predominando sobre Santa Catarina, o que tem elevado as temperaturas.
As chuvas rápidas do fim do dia, outra característica comum para o verão, devem chegar a Blumenau a partir de segunda-feira (18). Até lá, o tempo permanece firme e seco na cidade.
Leia mais
Calorão ganha força em SC com massa de ar quente e temperaturas até 40°C nesta quinta