O verão desembarca apenas no dia 21 de dezembro, às 20h22min, mas em compensação o calor que marca a estação já começa a dar as caras a partir dessa semana no Vale do Itajaí. Isso porque a atuação de uma massa de ar quente e seco pelo Estado faz com que os termômetros disparem em Blumenau e região durante os próximos cinco dias – até em contraponto ao tempo ameno registrado em Santa Catarina no fim de semana.

Continua depois da publicidade

Nesta segunda-feira, os termômetros chegaram a 32 ºC, mas a previsão é de mais calor a partir de amanhã. Na terça-feira, por exemplo, a temperatura deve chegar à casa dos 35 ºC em um dia típico de verão, com condição para pancadas rápidas e isoladas de chuva com trovoada no fim da tarde. Já na quarta-feira, de acordo com o Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (AlertaBlu), os filamentos de mercúrio podem atingir a marca de 37 ºC. Mas o dia mais tórrido deve ser quinta-feira, com máxima de 38 ºC. Se chegar a esse índice, será o dia mais acalorado de 2018, superando os 37,6 ºC do dia 19 de março.

– Tivemos temperaturas mais baixas na manhã de sábado, até com um friozinho na Serra, mas desde o fim de semana essa massa de ar seco e quente já está atuando. Essa massa veio mais fria, mas com o deslocamento o calor ganhou mais intensidade – explica Taciana Weber, meteorologista do AlertaBlu.

O tempo quente se mantém pelo menos até o dia 16, de acordo com os meteorologistas. A partir do dia 17, porém, a tendência é de que os dias sejam nublados e chuvosos por conta da atuação de um novo sistema sobre o Vale do Itajaí. Mesmo assim, as temperaturas se mantêm elevadas.

Cuidados principalmente com hidratação são essenciais

A chegada dos dias mais quentes reacende o alerta para a necessidade de hidratação e de cuidados com o corpo. A orientação de especialistas é de que o consumo de água deve fazer parte da rotina, e não apenas quando a sede vem. Deve-se evitar, por exemplo, refrigerantes, já que eles têm um poder de hidratação baixo em comparação à água, embora tragam uma sensação momentânea de saciedade.

Continua depois da publicidade

Outra dica é optar por alimentos in natura ou minimamente processados. Frutas sempre podem estar no cardápio. Quem gosta também pode optar pela água de coco, uma forma saborosa e saudável de hidratação.

São ao menos cinco os sintomas de desidratação: boca seca; sonolência ou fadiga; sede extrema; dores de cabeça; e diminuição no número de vezes que vai ao banheiro para urinar. O xixi com cor mais escura do que o habitual e com um cheiro forte também indica que a pessoa não está se hidratando corretamente. Por isso ter uma garrafinha de água sempre em mãos é essencial para se manter saudável e evitar problemas em dias quentes como os que virão pela frente em Blumenau e região.