A onda de calor que incide sobre Santa Catarina levou uma multidão de banhistas ao Litoral neste sábado (16). Em Florianópolis, os termômetros passaram dos 31ºC, por volta das 14h. A busca por alívio com um banho de mar causou trânsito intenso desde a manhã nos trechos da Capital com destino às praias.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Ainda no Litoral de Santa Catarina, uma estação da Epagri/Ciram, autoridade meteorológica no Estado, registrou temperatura perto dos 32ºC em Camboriú, às 13h. Mais ao Norte, em Balneário Barra do Sul, o calor ficou em até 30ºC, às 14h. A BR-101, em direção ao litoral, também teve fluxo intenso.
O calorão mais forte do dia foi registrado, no entanto, no Extremo-Oeste. No pequeno município de Caibi, os termômetros chegaram a 38,2ºC, ainda conforme registrado pela Epagri.
O Inmet, autoridade meteorológica nacional, mantém aviso especial de nível laranja (perigo) de onda de calor desde sexta, com previsão de se estender até o fim da tarde deste domingo (17). A alta nos termômetros é provocada por uma massa de ar quente que também atinge outros 14 estados do país.
Continua depois da publicidade
Ainda neste sábado, Santa Catarina deve ter pancadas de chuva e temporais isolados, em especial nas regiões do Planalto ao Meio-Oeste, por conta do calor forte combinado com a umidade disponível. A Defesa Civil catarinense emitiu alerta para risco de queda de granizo, raios e fortes rajadas de vento.
No domingo, as condições do tempo se repetem. O calor deve ser forte ao longo do dia, especialmente no Extremo-Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. Ao final da tarde, há chance de chuva e temporais.
Banhistas lotam praias durante onda de calor em SC
Leia mais
Número de locais próprios para banho diminui em SC, aponta novo relatório do IMA
SC é o estado com maior incidência de câncer de pele do Brasil; saiba como se prevenir