A onda de calor que irá atingir Santa Catarina nesta semana trará temperaturas intensas, principalmente em municípios da região Oeste, com os termômetros podendo chegar aos 40ºC. Por conta disso, a Defesa Civil alerta para o risco alto de desidratação, insolação e outros transtornos associados ao aquecimento do clima.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O motivo é uma massa de ar quente que atua no Estado, o que favorece o predomínio do calor intenso. Esta condição deve persistir ao menos até sexta-feira (9), segundo o órgão estadual.
Onda de calor que atinge Argentina chega em SC com temperaturas próximas aos 40ºC
Conforme a Defesa Civil, os dias devem amanhecer abafados, com elevação das temperaturas até o período da tarde, onde as máximas ficam entre 32ºC e 35ºC em praticamente todas as regiões. No entanto, nos municípios do Oeste, que fazem divisa com o Rio Grande do Sul e fronteira com a Argentina, elas oscilam entre 36ºC e 38ºC, podendo atingir os 40ºC.
Continua depois da publicidade
O calor também deve ser intenso no Vale do Itajaí, com máximas de 38ºC na terça (7) e quarta-feira (8). No restante da semana, elas ficam próximas dos 35ºC.
Por conta disso, a Defesa Civil alerta sobre o risco de desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo, principalmente nas horas mais quentes do dia.
No Extremo-Oeste e no Oeste o risco é alto, enquanto nas demais regiões ele é considerado moderado e baixo. A Defesa Civil recomenda que a população se mantenha hidratada e evite exposição solar nas horas mais quentes do dia.

Semana terá chuva de verão
O calor excessivo deve vir acompanhado das chuvas de verão. Segundo a Epagri/Ciram, nesta terça-feira (6), a previsão é de pancadas bem isoladas durante a tarde, do Planalto ao Litoral. No Oeste, o tempo fica mais seco.
Continua depois da publicidade
Situação semelhante deve ocorrer na quarta (7) e na quinta-feira (8). Já na sexta-feira (9), as pancadas de chuva de verão devem atingir municípios do Extremo-Oeste ao Litoral Sul, conforme a Epagri. Nas demais regiões, predomínio de sol.
Leia também
Como os fenômenos climáticos El Niño e La Niña influenciam o tempo
El Niño perde força e chuvas ficam na média nos próximos meses em Santa Catarina