À luz do dia o estudante Guilherme Oliveira, 12 anos, teve o celular e fones roubados por dois adolescentes enquanto esperava o pai próximo à saída da escola Santa Terezinha, nos Ingleses. Assim como ele, outros colegas passaram por situações semelhantes. Seis casos de furtos já foram registrados pela direção desde setembro, todos de adolescentes que tiveram celulares, bonés e tênis roubados nas imediações da escola particular quando iam para casa. Na última terça-feira foram dois assaltos. Na quarta-feira, mais um, inclusive com agressão.
Continua depois da publicidade
:::Leia todas as notícias da Grande Florianópolis
:::Curta a página da Hora no Facebook
O pai de Guilherme, Lourival Oliveira, orientou o filho a esperar o transporte sempre dentro da escola depois do ocorrido, e relata que existe uma sensação de insegurança geral:
Continua depois da publicidade
– Meu filho ficou com medo de andar na rua. Fizemos o boletim de ocorrência, mas o policiamento precisa ser reforçado. Pelo que me falaram, são sempre os mesmos que cometem os furtos e correm para um favela próxima – relatou.
É preciso registrar queixa na polícia
De acordo com o diretor Domingos Ghedin, pelo relato dos alunos, a ação dos criminosos é sempre parecida. Chegam geralmente em dois e atacam estudantes que estão distraídos e sozinhos, como uso de armas brancas.
– Orientamos os pais a registrarem queixa. Também estamos dando orientações para que os alunos andem em grupos. Já falei com batalhão da Polícia Militar responsável por esta área, e o comandante se dispôs a vir até a escola dar palestras sobre segurança e reforçar a ronda escolar – disse Domingos.
Continua depois da publicidade
PM vai realizar palestras preventivas
O comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, Air de Agostinho Zanelato, destaca que o trabalho de prevenção é o mais importante: _
– Não temos como fazer um corredor de segurança. Existem outras escolas com mais necessidade. O mais eficiente é a prevenção, então vamos fazer uma ação com palestras na escola, explicando a postura que os alunos devem ter para evitar situações de perigo – explicou o comandante.
Apesar dos casos registrados pela direção da escola, somente um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia dos Ingleses no período, um número dentro da normalidade. A orientação da Polícia Civil é que as vítimas sempre registrem a ocorrência para que seja possível uma investigação.
Continua depois da publicidade
Dicas de segurança
– Procurar os melhores trajetos, com mais movimento
– Andar em grupos
– Não ostentar produtos caros
– Ficar atento, sem fones de ouvido
– Não reagir no caso de assaltos