É evidente que o câncer provoca profundas modificações no estado emocional das pessoas. Fragilidades vêm à tona, muito embora, ao mesmo tempo, forças até então desconhecidas brotam com grande intensidade. Num certo sentido, explica o oncologista clínico Marcelo Collaço Paulo, a experiência do câncer pode se transformar numa lição de vida, ou seja, ensina a viver melhor.

Continua depois da publicidade

Muitos pacientes se surpreendem ao constatar que foi preciso esperar por um câncer para se darem conta de que ninguém está obrigado a ser infeliz, ou, em outras palavras, de que pode ser feliz. Depois de derrotar um câncer as pessoas descobrem que também podem enfrentar outros desafios que antes pareciam tão intimidadores. É comum escutarmos a expressão “chutar o balde”, depois que o pior já passou.

– Os grupos de apoio são muito importantes, tanto durante o tratamento quanto na fase de readaptação à vida normal. Busque ajuda, converse com pessoas, exponha suas necessidades. Você verá que nem tudo é tão difícil quanto imagina.

Continua depois da publicidade