O 2º Onbongo Brasileiro de Surf começa nesta sexta, dia 30, na Praia da Joaquina, em Florianópolis. Válida pela terceira das oito etapas do Circuito da Confederação Brasileira de Surf (CBS)/Taça Roberto Valério de 2003, a competição reúne cerca de 200 surfistas de todo o país e vai até domingo, dia 1º de junho.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina defende a liderança por equipes, conquistada nas duas etapas realizadas no Nordeste. Individualmente, os catarinenses ocupam a primeira posição em quatro das seis categorias, com destaque para Thomas Hermes e Marina Werneck, que foram campeões na Mirim e Feminino Junior, tanto no Ceará como em Pernambuco.

Outro destaque foi Thiago Bianchini, que também chegou perto de duas vitórias. Em Florianópolis, ele vai pontuar para o estado nas categorias Open e Junior.

– Pela primeira vez Santa Catarina sai do Nordeste liderando o ranking de equipes, e isso nos traz a certeza de que estamos realizando nosso trabalho da maneira certa – disse Xandi Fontes, presidente da Fecasurf (Federação Catarinense de Surf), organizadora da competição.

Atrás do segundo título brasileiro, os catarinenses realizaram na manhã desta quinta, dia 29, na Praia da Joaquina, um treino especial com o técnico Otoney Xavier, para definir o time que vai representar o estado no 2º Onbongo Brasileiro de Surf.

Continua depois da publicidade

– Vamos tentar mais uma vitória para continuar na liderança do ranking. Trabalhamos bastante os itens união, concentração e determinação, que aqui é bem mais difícil, já que todos temos muitos amigos. Mas estamos todos hospedados num hotel para buscar manter o foco na competição e tentar repetir o bom desempenho conseguido no Nordeste – contou Otoney.

Ele definiu a equipe catarinense com: Thiago Bianchini e Marcelo Coutinho, na categoria Open; Thiago Bianchini (novamente), William Cardoso, Bruno Rodrigues e Giancarlo Zampiere, na Júnior; com os dois últimos também formando a equipe Mirim ao lado de Ricardo Wendhousen e Thomas Hermes; Alejo Muniz e Peterson Thomas, na Iniciante; Fernanda Moura e Marina Werneck, na Feminino Open; e a também invicta Marina Werneck, na Júnior.

A categoria Junior Feminina é uma das novidades do Circuito da CBS neste ano, com o Longboard e a Master saindo da competição. A outra é na formação das equipes, que passou a dar maior importância para as categorias menores, já que antes o maior número de integrantes era na Open, que não tem limite de idade.

– As categorias Iniciante, Mirim e Junior serão o futuro do esporte – afirmou Xandi.

Outra novidade é a implantação do exame antidoping, que será inaugurado no 2º Onbongo Brasileiro de Surf. Dos 24 finalistas das seis categorias, serão sorteados dois atletas em cada etapa da CBS.

Continua depois da publicidade

– O objetivo é melhorar a imagem do surf, e esse é o primeiro passo para enquadrar o esporte nos moldes olímpicos. Além de também podermos mostrar para toda a sociedade que o bom surfista não usa drogas – garantiu Xandi.

O Ministro dos Esportes recebeu a diretoria da CBS em Brasília e mostrou-se surpreso com a organização do esporte.

– Superou as minhas expectativas e parabéns à CBS e ao surfe brasileiro. Estaremos acompanhando ao lado da Confederação o desenvolvimento da modalidade, apoiando suas iniciativas e queremos ver o Brasil como a primeira potência do surfe mundial – disse Agnelo Queiroz, que ganhou um pranchão de presente da CBS.

No sábado, às 20h, o seminário Meeting CBS será realizado no Praia Mole Park Hotel, para apresentar e debater o exame antidoping, com a presença do Presidente da Comissão Nacional de Controle de Dopagem da CBS, Dr. Octávio da Silveira Neto.

Continua depois da publicidade