A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a Uefa, a entidade que organiza o futebol europeu, que as competições internacionais fossem suspensas até o final de 2021. A medida sera necessária para evitar novas ondas epidêmicas de coronavírus e que pode atingir o esporte de maneira ainda mais devastadora. As informação é da revista Veja, publicada em seu site nesta terça-feira (21), que também revela detalhes da teleconferência realizada na semana passada.

Continua depois da publicidade

> ​Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

O encontro por meio da internet serviu para debater o futuro do calendário em meio à pandemia. Prevista para ser realizada em uma hora, a conferência teve duas horas e meia, e com tom acalorado, conforme divulgou Veja.

A medida, indicada por dois epidemiologistas da OMS, é de paralisação de mais de um ano e meio sem bola rolando. Um estudo apresentado pela entidade ligada à ONU aponta riscos de novas ondas de contágio em 2021 e a suspensão deveria seguir até o fim do próximo ano. A revista ainda alertou que a OMS não tem gerência sobre a Uefa, que não é obrigada acatar a sugestão.

Segundo Veja, organizar as partidas sem a presença de torcedores não é totalmente aceita pelos clubes europeus, que prevê prejuízo com arrecadação – como rompimento de patrocinadores – e ainda há risco de contágio entre atletas e comissões técnicas.

Continua depois da publicidade

​> Painel do Coronavírus: veja o mapa de evolução do vírus em SC e no Brasil