A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou nesta manhã o número de casos confirmados de pessoas infectadas pelo vírus da gripe suína, que agora chegou a 331, distribuídos em 11 países.
Continua depois da publicidade
Segundo a OMS, o México tem 156 casos humanos da infecção, no entanto, autoridades sanitárias do país confirmaram na quinta-feira, 312 casos de gripe suína entre um total de 679 pessoas testadas até agora. Doze morreram em função da doença
As autoridades dos Estados Unidos informaram 109 casos confirmados em laboratório.
A presença da gripe suína também foi confirmada no Canadá, com 34 pessoas doentes; na Espanha, com 13; no Reino Unido, com oito; na Alemanha e Nova Zelândia, com três, cada um; em Israel, com dois, e na Suíça, Holanda e Áustria, com um caso em cada país.
Na Alemanha, o número de casos subiu para quatro nesta sexta-feira após a confirmação do Ministério da Saúde do primeiro caso de transmissão de gripe suína ocorrido dentro do país. O órgão afirmou, em comunicado, que o vírus foi confirmado em uma mulher bávara que não esteve recentemente no México. A mulher foi infectada após entrar em contato com uma das três pessoas da Alemanha que portavam o vírus. De acordo com o ministério, a paciente está em “plena recuperação”.
Continua depois da publicidade
A OMS reiterou que não recomenda restringir as viagens regulares nem o fechamento de fronteiras, mas considera “oportuno que as pessoas doentes suspendam viagens internacionais e que aqueles que apresentem sintomas após uma viagem internacional busquem atendimento médico”.
Além disso, a OMS “assegurou que não há risco de infecção por comer porco bem cozido ou produtos provenientes deste animal”.
Japão descarta suspeita de primeiro caso da doença
O Ministério da Saúde japonês informou nesta sexta-feira que os exames de um doente com suspeitas de gripe suína apresentaram resultado negativos, e por isso ainda não há qualquer caso confirmado no país.
Os exames foram realizados em um jovem estudante de 17 anos de Yokohama que viajou ao Canadá entre os dias 10 e 25 de abril e que apresentava sintomas similares aos da nova gripe.
Continua depois da publicidade
Na quinta-feira, uma japonesa que chegou ao aeroporto internacional de Tóquio em um voo procedente de Los Angeles teve um resultado positivo para a gripe suína, mas exames posteriores descartaram a presença do vírus.
Saiba mais no gráfico animado:
