Uma das características do mundo é estar em constante mudança, no entanto, o século XXI tem sido marcado na história devido à rapidez das transformações. Segundo Daniel Keniti Sakamoto, Gerente Executivo da CNDL, o cenário atual pode ser descrito como um período de disrupções contemporâneas — desafios climáticos, conflitos geopolíticos, crises econômicas, inteligência artificial, pandemia — que acabam por afetar os comportamentos em escala global.
Continua depois da publicidade
Diante deste contexto, refletir sobre os hábitos do consumidor é essencial — especialmente neste ano, em que as pessoas estão totalmente influenciadas pelos efeitos da Covid-19. Daniel afirma que um dos fatores que mais demonstram efeito nos dias atuais é que as pessoas buscam conexão real com as marcas, serviços ou produtos que consomem — e essa relação deve estar ligada a valores como inovação, diversidade, inclusão, sustentabilidade, transparência e propósito.
As relações de consumo hoje se baseiam em vínculos pessoais, sociais e emocionais, com os consumidores buscando autenticidade, personalização, conforto, segurança e a convergência entre o físico e o digital. E isso estimulou mudanças na competitividade entre as empresas.
Conforme explica o Gerente Executivo da CNDL, com as mudanças da sociedade atual, o varejo evoluiu de um espaço com pouca concorrência e diversidade para um ambiente altamente competitivo. Agora, impulsionado pela revolução digital, o mercado está altamente competitivo, enquanto os consumidores conseguem ter acesso a uma infinidade de opções com apenas alguns cliques.
Continua depois da publicidade
Nesse cenário, segundo explica Daniel, o consumidor é o centro das atenções, e a tecnologia é essencial para oferecer novas experiências de consumo. Características de sucesso no novo varejo incluem integração eficiente de canais de comunicação, uso estratégico de dados dos consumidores, convergência entre lojas físicas e digitais, conexão autêntica com os consumidores e desenvolvimento de estratégias digitais inovadoras.
Esse novo paradigma, chamado omnivarejo, é caracterizado pela multicanalidade e pela convergência física-digital, buscando satisfazer as necessidades do consumidor moderno com soluções inovadoras e integradas.
Evento reflete o cenário do Omnivarejo
Para permitir que os empreendedores catarinenses consigam debater sobre os novos comportamentos do consumidor, Balneário Camboriú recebe, em setembro, o evento “Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo”.
Realizado no espaço do ExpoCentro, entre os dias 18 a 22, o OmniVarejo 2024 terá como objetivo reunir mais de três mil líderes e empresários varejistas do Brasil para debater os rumos do setor de Comércio e Serviços. A programação conta com momentos de capacitação, relacionamento e confraternização, permitindo que os participantes passem por uma imersão completa com alguns dos principais nomes do país.
Continua depois da publicidade
O Omnivarejo 2024 é organizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), e conta com o apoio da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Juntas, as duas instituições estão trabalhando para mobilizar todas as entidades lojistas do Brasil e seus associados para participarem da ocasião, que representa o maior evento do varejo nacional.
— Estamos diante de um consumidor com novos hábitos e novas prioridades. Então não tinha como organizar esse evento sem abordar as características e desafios deste novo ambiente de negócios — explica o presidente da FCDL/SC, Onildo Dalbosco Júnior.
Na programação, estão palestras sobre a integração entre canais físicos e digitais, personalização de experiências, uso de dados e sustentabilidade. Grandes nomes do mercado, incluindo o filósofo Mário Sérgio Cortella, já estão confirmados. Quem garantir o ingresso, que está no terceiro lote, terá acesso à alimentação, palestras e painéis, entrada na Feira de Produtos e Soluções para o Varejo, shows de encerramento, além de transfer dos hotéis oficiais e certificado digital de participação.