A escola Olodum Sul e o Teatro Bolshoi, de Joinville, se unem em um espetáculo inédito neste sábado (17), na Beira-Mar Norte, em Florianópolis. A apresentação que mistura ballet clássico e o samba reggae deve começar às 17h. A entrada é gratuita.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo Marcos Canetta, o coordenador geral da Escola Olodum Sul, um show deste tipo nunca foi realizado no Brasil e é totalmente único. 

— Em um momento de guerra, de conflito étnico, a cultura é capaz de juntar a gente novamente e dizer: é possível juntar a cultura russa e a negra, é possível juntar o ballet com samba reggae — disse Canetta à NSC TV. 

O show inicialmente estava previsto para 2020. Os ensaios foram todos realizados de forma remota, por conta da distância entre Florianópolis e Joinville, e também da pandemia de Coronovírus. Nesta sexta-feira (16), as duas escolas se juntam presencialmente pela primeira vez para os ensaios finais. 

Continua depois da publicidade

— A gente está tremendo muito com isso. Vai ser uma honra pois são duas companias que trabalham em muito alto rendimento. Olodum é Michael Jackson e Paul Simon, já o Bolshoi tem toda uma história de exportar talentos para as companhias da Europa e dos Estados Unidos. Ter recebido do Instituto Liberdade e da Escola Olodum Sul a honra de poder poder colocar isso no palco vai ser muito valioso — explicou Will Farias, diretor artístico do espetáculo, também à NSC TV. 

Catarinense Maria Eduarda Boabaid abre exposição no Rio de Janeiro neste sábado

O projeto que junta os dois ritmos surgiu em uma reunião do Instituto Liberdade, fruto de uma ideia de um de seus direitos, o filho do Diretor Geral Marcos Canetta. O espetáculo será apresentado ao público pouco depois da abertura da primeira escola de Olodum fora da Bahia. 

— Florianópolis ganha esse presente a partir do momento que a gente traz a escola Olodum para Santa Catarina. Nós lançamos em julho, depois de três anos de muito trabalho. A escola já está com muita gente, funcionando muito bem —, explica Canetta. 

A Escola de Teatro Bolshoi entrou no projeto após uma comitiva ter visitado Joinville, onde o time da Olodum Sul foi recebido pelo Diretor Geral, Pavel Kazarian e pela Produtora Executiva, Sylvana Albuquerque.

Continua depois da publicidade

Joinville recebe campeonato de patinação artística com entrada gratuita

— Além da nossa programação tradicional de ballet clássico, a escola de teatro Bolshoi em diversos momentos vai interagir com o Olodum. Então o público vai poder desfrutar de um espetáculo muito diversificado — diz Kazarian.

O espetáculo marca o início da programação dos 350 anos da cidade, comemorados em março do ano que vem, e tem apoio da lei municipal de incentivo à Cultura de Florianópolis. Após a estreia, o show deve realizar uma turnê por outras outros lugares do Brasil e do mundo, segundo o prefeito Topázio Neto. 

— É uma oportunidade para a cidade assistir em primeira mão e gratuitamente o show que promete surpresas — diz Neto. 

Olodum e Bolshoi

  • Onde: na Beira-Mar Norte, em Florianópolis
  • Quando: sábado (17), às 17h
  • Ingresso: gratuito

Continua depois da publicidade

Leia também

Julgamento tem reviravolta e acaba com vítima presa em SC

Setor de cinemas em SC se recupera após dois anos de salas vazias: “Boas surpresas”