A magia do Circo e do Carnaval emprestou brilho e cor à Cerimônia de Encerra os Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, que passa à canadense Vancouver a organização dos jogos em 2010.

Continua depois da publicidade

A Cerimônia de Encerramento, também no Estádio Olímpico de Turim, esbanjou alegria e beleza, mas com menos impacto e surpresas que a Abertura, quando a organização sempre dá tudo.

Os jogos de Turim acabaram com uma festa cheia de música, típica de Carnaval. E como a festa verdadeira, jogou com o ambíguo, com o grotesco, com a transgressão, pois, o Carnaval é conhecido como a festa onde tudo é permitido.

A festa, sobre um gigantesco cenário que pretendia ser uma praça típica italiana que acolhe os carnavais, com grandes portais e quatro torres, foi dividida em várias partes.

A cerimônia pretendia ser uma espécie de fábula para crianças que cativasse os adultos. Houve acrobatas, palhaços e bailarinas clássicas.

Continua depois da publicidade

Depois disso, veio o Carnaval, marcado por danças típicas das festividades italianas, que deram início a primeira entrada das autoridades para premiar os medalhistas dos 50 km de esqui nórdico, a maratona invernal de Turim 2006, a única premiada no estádio Olímpico.

A ex-esquiadora italiana Manuela di Centa entregou medalhas a seu irmão, Giorgio di Centa (ouro), ao russo Eugeni Dementiev (prata) e ao austríaco Mikhail Botwinov (bronze).

Depois houve a interpretação do hino italiano e o hasteamento da bandeira nacional; voltou o ritmo de Carnaval, que iniciou o desfile dos atletas.

Muitos dos atletas se uniram ao Carnaval usando narizes vermelhos luminosas, acompanhados por espectadores das arquibancadas que puseram as máscaras que encontraram em seus assentos.

Continua depois da publicidade

Ao final, tudo retomou a seriedade habitual das Cerimônias de Encerramento; discursos de autoridades como Valentino Castellani, presidente do TOROC, e a apresentação de Vancouver, que recebeu de Turim a bandeira olímpica, recebida pelo prefeito, Sam Sullivan.

A chama foi apagada, apareceu a Aurora Boreal e os fogos de artifício iluminaram o céu de Turim. A cerimônia foi encerrada com uma apresentação do cantor porto-riquenho Ricky Martin.