Após as Olimpíadas adiadas, em decisão anunciada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta terça-feira (24), representantes do atletismo catarinense se manifestaram através de suas redes sociais. As palavras são de apoio à postergação das competições em Tóquio, no Japão, para 2021, por causa da pandemia de coronavírus.

Continua depois da publicidade

Darlan Romani, ouro no arremesso de peso no Pan de Lima, ainda consegue fazer alguns treinos físicos em casa. Porém, em uma prova de campo, o trabalho fica bastante prejudicado devido às restrições aplicadas no país, para manter o isolamento social.

> Em site especial, acompanhe tudo sobre o coronavírus

Agora, o atleta do Pinheiros (SP), que é catarinense de Concórdia, já pensa em elaborar novo planejamento pelo sonho da medalha olímpica — ele ficou em quinto lugar na Rio-2016.

— São as nossas vidas e de nossas famílias que estão em risco. A Olimpíada tem esse significado, de união de todas as nações. Nós precisamos treinar, dar o melhor na competição. Seria injusto para um país em que as pessoas estão completamente proibidas de sair de casa — relatou Romani.

Continua depois da publicidade

Ouça o depoimento de Darlan Romani:

Rodrigo Nascimento, campeão com a equipe 4×100 metros no Mundial de Revezamento no Japão em 2019, acredita que "foi o melhor a ser feito", apesar da expectativa para disputar os Jogos este ano. Nascido em Itajaí, o velocista espera qual será a nova data para saber como ficará o seu cronograma de atividades, na luta por uma vaga para participar dos Jogos no país oriental.

— Agora é virar a página, a gente tem que se cuidar para que todo mundo possar voltar a sua vida normal. Então, é planejar com calma para o ano que vem, descansar um pouco, acalmar o coração e assimilar tudo o que está acontecendo — disse o atleta.

Ouça o depoimento de Rodrigo do Nascimento:

Rodrigo do Nascimento aguarda decisão de nova data para definir planejamento
Rodrigo do Nascimento aguarda decisão de nova data para definir planejamento (Foto: Arquivo pessoal)

Em Doha (Catar), Darlan Romani ficou com a quarta posição no Mundial de Atletismo. Parte do revezamento 4x100m, Rodrigo do Nascimento também ficou muito próximo do pódio, com o quarto lugar. Com o resultado, o Brasil conquistou a vaga olímpica no 4x100m. O velocista busca ainda o índice para competir na prova individual dos 100 metros rasos.