Cooperar é um ato nobre, que tem como finalidade colaborar e apoiar o outro para um mesmo fim. Essa ação traz em sua essência o senso de colaboração e coletividade, conceitos fundamentais em uma sociedade mais humana e acolhedora. No ambiente de trabalho, a ideia de unidade de equipe, trabalhando alinhada a um mesmo propósito, fortalece a criação de vínculos e, por consequência, reflete em bons resultados. É despertando esses valores que a cooperativa Central Ailos tem ganhado destaque no mercado.
Continua depois da publicidade
Focada no desenvolvimento das cooperativas de crédito filiadas à Central Ailos e enxergando o ser humano de forma integral, a empresa desenvolve uma cultura organizacional interna voltada para o crescimento dos colaboradores. A organização, por meio de uma atuação ética e transparente, oferece ferramentas que incentivam a autonomia, promove o bem-estar e o respeito às diferenças. Práticas que levaram a empresa, constituída no ano de 2002, na cidade de Blumenau/SC, a ocupar a 13º posição na lista de empresas com o selo Great Place to Work, na categoria de médio porte (de 100 a 999 colaboradores).
— A conquista do GPTW para nós é motivo de muita felicidade. Acreditamos que é um reconhecimento a todos os nossos profissionais, pois entendemos que todos, juntos, construímos um bom ambiente para se trabalhar — celebra Renata Basílio, Coordenadora de Gestão de Pessoas.
O levantamento de informações para a classificação das melhores empresas para se trabalhar em SC é feito através da realização de pesquisas internas e avaliação do modelo de gestão de pessoas, pela consultoria GPTW, entidade global referência na análise de clima organizacional. Com diferentes metodologias, a análise se pauta diretamente na percepção do colaborador com relação à empresa, tornando o resultado ainda mais importante para a cooperativa, que conta atualmente com mais de 600 colaboradores, em mais de 60 áreas diferentes.
Incentivo à autonomia é ponto fundamental para evolução dos negócios
Para crescer de maneira sólida e integrada, a empresa precisa ter confiança em seus colaboradores e oferecer o suporte necessário para que eles se desenvolvam junto à organização. Buscando sempre fomentar os valores cooperativistas em toda a jornada dos seus profissionais, a Central Ailos prioriza, como competências essenciais: cooperar, inovar, comunicar e solucionar.
Continua depois da publicidade
As pessoas compartilham valores e propósitos e demonstram um forte senso de pertencimento para fazer acontecer.
— O líder é um dos grandes protagonistas da nossa comunicação e estímulo à autonomia. As áreas possuem cerimônias com objetivo de compartilhar todas as informações de maneira ágil. E, para fazer tudo acontecer em um ambiente cada vez mais complexo, existem mecanismos de apoio, como as pautas do líder, o Programa Fluir e o apoio de consultores de gestão de pessoas como verdadeiros parceiros de negócio. As pessoas são estimuladas a participar das decisões e têm construído, juntos, o futuro que todos almejam. — explica Renata.
Além de incentivar lideranças, a cooperativa também aposta no crescimento de seus colaboradores dentro da empresa, por meio da valorização dos talentos internos. De acordo com Renata, temos indicadores de desempenho importantes em gestão de pessoas que apontam para a priorização do tema como estratégia de gestão.
— Entendemos que os desafios surgem no dia a dia e que precisamos estar preparados para assumi-los, por isso temos uma preocupação com o desenvolvimento e preparação dos nossos profissionais e contamos com uma política de remuneração compatível com o nosso mercado de atuação. Gostamos de incentivar as pessoas para desafios mais complexos, atuando em uma zona de aprendizagem cada vez mais ampla. — avalia.
Continua depois da publicidade

Respeito à diversidade e inclusão como pilares culturais
Um dos pilares que sustentam a empresa e tornam o ambiente de trabalho na Central Ailos um dos melhores do Estado é enxergar o outro em sua totalidade, com respeito às diferenças e pautado no conceito de equidade. A preocupação com o próximo faz parte da essência cooperativista tão presente na organização, e é uma conduta valorizada em todas as áreas da empresa.
— Valorizamos as pessoas em suas diferenças, consideramos o ser humano com um olhar integral e identificamos se os propósitos de vida e carreira delas têm fit cultural com nossa cultura. Nós privilegiamos uma cultura com forte acolhimento, desejo de aprendizado e resultados de negócio — explica Renata.
A empresa investe fortemente na capacitação e aprendizagem de seus colaboradores, estimulando o protagonismo na carreira através de ações como:
– Disponibilização de mais de 150 cursos em sua plataforma, divididos nas categorias de Certificações, Comportamental, Cultura e Cooperativismo, Liderança, Negócios e Processos;
Continua depois da publicidade
– Jornadas de encontros que abordam temas sugeridos pelos próprios colaboradores, focados não apenas em problemáticas de interesse profissional, mas também social;
– Workshops de Carreira e Remuneração para incentivar os colaboradores a dialogar sobre as possibilidades de carreira, da estrutura de cargos, opções de movimentação, regras de mérito e promoção, além de critérios de aceite e requisitos de cargo para movimentações.
A cooperativa também realiza programa voltado para o desenvolvimento de novas lideranças, o ProLíder, com formação de 24 meses e que promove capacitação e intercooperação das lideranças no Sistema Ailos – formado por 13 cooperativas de crédito e pela Central Ailos. Atua também com programas de formação para jovens e recém-formados, através dos Programas Aprendiz, Estágio e Trainee.
— Estamos em um forte movimento de evolução da nossa cultura. Nós priorizamos a manutenção do nosso propósito, acolhimento, aprendizado e resultados. Garantimos a sustentabilidade financeira e operacional com um olhar mais estratégico enquanto prestadores de serviços de excelência. Aumentamos o espaço para flexibilizar os riscos e nos aproximamos ainda mais do mercado e de suas tendências, evidenciando a inovação, a diversidade e a orientação estratégica de longo prazo — finaliza Renata.
Continua depois da publicidade
A importância do “cuidar”
A Central Ailos tem forte preocupação com a promoção do bem-estar, e desenvolve diversas práticas que estimulam hábitos mais saudáveis. Através da informação, a empresa coloca em pauta ações voltadas à prevenção dos riscos ocupacionais, ambientais, controle médico, e cumprimento das legislações pertinentes à Segurança e Medicina do Trabalho (ergonomia, acidentes de trabalho, CIPA, entre outros). Há também curso EaD sobre Home Office e aulas de yoga e ginástica laboral on-line.
Reconhecendo também a responsabilidade social da empresa, a Central Ailos estende o ato de cuidar. Em um período desafiador como o da pandemia, cooperar com o próximo é ainda mais fundamental para transformar a vida das pessoas. E com esse espírito de solidariedade, entre outras ações, a organização realizou um Drive Thru Solidário, materializando mais uma vez a essência da organização e fazendo o cooperativismo acontecer.
No total, foram arrecadados 2.619,90 quilos de alimentos e 442 itens de higiene e limpeza, destinados a famílias em situação de vulnerabilidade. Toda a logística de recebimento, contagem e separação das doações foi realizada tomando os devidos cuidados de higiene e prezando pela saúde de todos os colaboradores envolvidos. As doações foram entregues para duas instituições da região: a Casa de Acolhida São Felipe Neri e o Instituto Elo Vital. A ação que foi um sucesso, se repete neste período de fim de ano e prevê, novamente, alcançar números expressivos e ajudar ainda mais instituições da região.
Acesse o canal Great Place to Work e veja mais sobre o que faz de uma empresa um bom lugar para trabalhar.
Continua depois da publicidade