Para comemorar os 12 anos de atividades da Olaria Beiramar de São José, tradicional escola deste artesanato que é a cara da cidade da Grande Florianópolis, os oleiros prepararam uma exposição com cerca de 70 peças que já estão no hall da prefeitura. As peças de cerâmica, produzidas por professores e alunos, ficarão expostas até o dia 31 de agosto no local.
Continua depois da publicidade
A exposição “Tradição e Arte” busca manter, valorizar e preservar a cultura açoriana em São José. Entre as peças expostas estão imagens de Santa Catarina de Alexandria, São José e São Francisco de Assis; da Igreja Matriz de São José; personagens do folclore como boi de mamão, bernunça e as rendeiras; e o altar do Divino Espírito Santo.
O mestre oleiro e coordenador da olaria Beiramar, Geraldo Germano, ressalta que uma nova técnica está sendo utilizada nas peças de barro que estão expostas e nas que estão sendo confeccionadas no curso-escola.

— Fazemos a peça como de costume, depois ela é queimada e, em seguida, passa por uma vitrificação, que é um produto para esmaltar e dar cor ao utensílio — explicou.
Continua depois da publicidade
A exposição poderá ser visitada durante o horário de atendimento da administração municipal, das 8h às 19h.
Os trabalhos
A Olaria Beiramar resgata esse artesanato tão importante para a cidade e ainda oferece oficinas de Cerâmica Utilitária e Figurativa Regional, ministradas pelos mestres oleiros José Geraldo Germano e Newton Souza. Os interessados em participar das oficinas devem deixar o nome na Olaria Beiramar, localizada na Avenida Beira-Mar de São José.

Todas as peças que são confeccionadas no local, e também as que estão expostas na prefeitura, são vendidas. Quem tiver interesse em comprar, pode procurar diretamente os oleiros ou a olaria. O contato é o (48) 3241-4992.
Continua depois da publicidade