A menos de 20 dias do início, os últimos preparativos para a 32ª Oktoberfest seguem a todo vapor no Parque Vila Germânica, onde a organização vive uma rotina de mais de 10 horas de trabalho por dia. Nesta semana foi iniciada a montagem dos 21 pontos de bebida e 19 pontos de alimentação do evento. Também foram assinados os contratos com a empresa responsável pela segurança e com as bandas que prometem animar o público durante os 19 dias de folia.
Continua depois da publicidade
– Estamos passando um check-list nas coisas que precisam ser feitas nos próximos dias. Nossa ideia é ter tudo pronto dia 6 de outubro, véspera da abertura da festa – afirma Ivone Lemke, diretora de eventos do Parque Vila Germânica.
De acordo com Ricardo Stodieck, secretário municipal de Turismo e presidente da Vila, uma das novidades deste ano é a decoração dos setores 1, 2 e 3, que também deve ser finalizada nos próximos dias. A agência paulistana Mood, contratada pela Brasil Kirin, decidiu aproveitar o primeiro ano à frente da montagem da festa para remontar a história da cerveja Eisenbahn.
Fernanda de Souza, coordenadora de produção da Mood, explica que a proposta é contar, passo a passo, como funciona o processo de cultivo, fabricação e comercialização da bebida:
– Vamos começar com uma fazenda no setor 1, saindo para uma fábrica no setor 2 e uma estação de trem no 3. Cada ambiente vai ser decorado conforme as características dos locais. Já o Eisenbahn Biergarten terá decoração com flores e motivos que remetem à Alemanha – adianta.
Continua depois da publicidade
Expectativa de aquecimento na economia
Na rede hoteleira da cidade, a expectativa é grande. Emil Chartouni Neto, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs), conta que a ocupação para os fins de semana da festa já atinge a casa dos 95% – percentual que, segundo ele, deve aumentar nas próximas semanas.
No entanto, ele destaca que o número de reservas para os dias de semana caiu consideravelmente. Até ontem, a rede hoteleira tinha ocupação de 70% das vagas. Ainda assim, o dirigente acredita que o período econômico atual e o aumento do dólar contribuem para que o brasileiro aposte mais em viagens nacionais:
– Acho que com a crise econômica do Brasil temos um aquecimento do mercado interno. Há duas possibilidades para este ano: ou as pessoas não vão viajar porque não querem gastar ou vão deixar de viajar para o exterior e investir em passeios dentro do nosso país. Torço pela segunda opção.
Taxistas vão manter os mesmos preços
A previsão é a mesma para os taxistas. Para Cláudio Klock, presidente da Coopertáxi – cooperativa que mantém o rádio-táxi da cidade -, a época garante acréscimo de usuários.
Continua depois da publicidade
– Ano passado tivemos uma média de 15 mil corridas no período normal. Já na Oktober foram cerca de 26 mil. Talvez com a economia de hoje esse número caia um pouco, mas acho que o pessoal que vem pra cá vai se locomover com o táxi. Até porque o nosso preço vai continuar sendo o mesmo.
O comércio de rua também quer aproveitar o aumento no fluxo de pessoas na cidade. Nos últimos anos, as vendas do varejo têm crescido entre 6% e 10% no período da festa, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Hélio Roncáglio. O dirigente sugere que as lojas aproveitem a oportunidade para trabalhar as promoções com força.