Mesmo com a chuva que não deu trégua em Blumenau durante todo o mês de outubro e os alagamentos que atingiram a cidade, a 32ª Oktoberfest terminou com saldo positivo e aumento de 3,1% no público que visitou o Parque Vila Germânica. Mas o principal destaque da festa, conforme o balanço divulgado pela organização ontem, ficou por conta da gastronomia e das cervejas artesanais. O resultado financeiro não foi divulgado porque a organização ainda não contabilizou todas as despesas.

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No total, foram quase 600 mil litros de chope vendidos na festa, 4,5% a mais que na edição passada. Desses, 70% estavam dentro da Lei de Pureza Alemã, que desde 1516 institui que as cervejas devem ser fabricadas utilizando água, malte de cevada e lúpulo. O resultado, segundo o presidente do Parque Vila Germânica e Secretario de Turismo, Ricardo Stodieck, vem da reformulação da festa nos últimos anos, que em 2013 incluiu no edital de licitação da cervejaria que pelo menos 20% da bebida vendida deveria estar dentro da lei.

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– Acreditamos que quase 80 mil pessoas deixaram de prestigiar a festa em função da chuva, mesmo assim o número de visitantes agradou. O lucro ainda não foi contabilizado, mas o resultado foi positivo. É impossível fazer uma Oktoberfest e ter prejuízo – ressaltou Stodieck.

As vendas de chopes do estilo Pilsen da cervejaria oficial Eisenbahn e da Bierland, Das Bier, Container e Wunder Bier aumentaram mais de 126% em relação ao ano passado, com 574 mil copos vendidos. Os especiais, que custavam R$ 8, venderam 35% a mais, com 466 mil copos. O chope pilsen da Schin, que custava R$ 6, vendeu 79 mil copos e representou 6% das vendas totais, menos que a cerveja sem álcool, que teve 189 mil copos vendidos.

Quando o assunto é gastronomia, 340 mil pratos foram vendidos, 11% a mais que ano passado. Com 80 opções no cardápio, a batata recheada foi a grande campeã de vendas: 73,6 mil unidades vendidas, muito à frente do espetinho, o segundo mais vendido, com 31 mil. Outros destaques gastronômicos foram o bratwurst, que vendeu 41% a mais que 2014 e foi o terceiro prato mais procurado pelos visitantes, com 20 mil unidades; o pretzel, que em seu segundo ano no cardápio cresceu 600% e chegou na lista dos dez pratos mais comercializados, e o apfelstrudel, que vendeu 106% a mais.

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A Oktoberfest em números

– 340.446 pratos vendidos

– 599.622 litros de chope

– 1,3 milhão de copos de chope

– 52 bandas brasileiras e alemãs

– 152 itens deixados no Achados e Perdidos

– 362 veículos guinchados por estacionamento irregular