Os oktoberfesteiros de plantão podem tirar seus trajes típicos do armário e preparar os canecos: a Oktoberfest 2015 começa nesta quarta-feira. Os 19 dias de música, folia, tradição e gastronomia têm início às 19h30min com o desfile pela Rua XV de Novembro. A sangria do primeiro barril de chope, com a presença do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) e do governador Raimundo Colombo (PSD), ocorre por volta das 22h no Parque Vila Germânica, onde a festa acontece de 7 a 25. A expectativa da organização é de que cerca de 500 mil pessoas passem pelo evento.
Continua depois da publicidade
::: Trânsito do Centro de Blumenau terá mudanças
A abertura será marcada pelo tradicional desfile na Rua XV de Novembro. Representantes de clubes de caça e tiro, grupos folclóricos, bandas, fanfarras, alegorias, carruagens, a realeza da festa e brinquedos – como o Entestrassenbahn (Carro do Pato) e o Cucawagen (Carro da Cuca), novidades deste ano – prometem esbanjar simpatia junto ao público que promete lotar a mais tradicional rua da cidade. Segundo a organização da festa, cerca de 3,3 mil pessoas fazem parte das 96 atrações que irão participar do desfile. Em caso de chuva durante o dia, a organização avisará a população sobre a manutenção do evento por meio da imprensa e das redes sociais uma hora antes. Se chover, a coordenação vai levar o desfile para o Parque Vila Germânica.
A Oktoberfest de Blumenau é a segunda maior festa da cerveja do mundo. Só perde para a de Munique, na Alemanha, na qual foi inspirada. A festa nacional dura mais de duas semanas, tem mais de 450 horas de música e atrai turistas do Brasil e do exterior.
Continua depois da publicidade
Serviço
Ingressos
– Gratuitos nos dias 7, 19 e 25
– Domingos, terças, quartas e quintas-feiras: R$ 10
– Sextas-feiras, sábados, véspera de feriado e feriado: R$ 30
Onde comprar
– Antecipado pelo site blueticket.com.br/grupo/oktoberfest2015
– Nas bilheterias da festa localizadas na Rua Alberto Stein, em frente ao Galegão
Meia-entrada
– Estudantes com carteirinha com foto e data de validade (Lei Estadual 12.570).
– Professores com comprovação de identidade e vínculo empregatício (Lei Estadual 16.448).
– Idosos a partir de 60 anos (Lei Federal 10.741, art. 23).
– Portadores de necessidade especiais (o acompanhante não tem direito).
– Doadores de sangue com apresentação da carteirinha com foto e data de validade (Lei Estadual 14.132).
Com traje típico
Meia-entrada de quinta-feira a sábado, véspera de feriado e feriado
Grátis de domingo a quarta-feira, exceto no feriado e véspera de feriado