O novo coronavírus já resultou em diversos eventos cancelados em Blumenau, mas a realização do maior deles, a 37ª Oktoberfest, ainda é um mistério. Porém, uma coisa é certa: se ocorrer, a festa mais alemã das Américas não contará com as atrações internacionais. A organização suspendeu todos os contratos que estavam sendo negociados devido à pandemia da Covid-19.

Continua depois da publicidade

As conversas serão retomadas no próximo ano, conforme a assessoria do Parque Vila Germânica. Nenhum dos contratos havia sido firmado, o que facilitou a ação. Isso não significa que a cidade não terá o evento. Essa confirmação deve ocorrer nas próximas semanas. Inicialmente, o prefeito Mário Hildebrandt projetava anunciar a decisão na primeira quinzena deste mês, mas postergou a data.

Até fim de maio o município deve revelar se sediará ou não a festa e em quais condições. Em entrevista à CBN Diário no final do mês passado, o secretário de Turismo, Marcelo Greuel, informou que pode, inclusive, haver uma mudança de data. Até o momento a Oktoberfest está programada de 7 a 25 de outubro.

"Diante da expectativa sobre a confirmação, adiamento ou cancelamento da Oktoberfest Blumenau 2020, a prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e Parque Vila Germânica, reforça que a decisão sobre a realização da festa será divulgada na segunda quinzena de maio", respondeu, em nota, a organização.

Recentemente a Associação Vale da Cerveja, que representa 10 cervejarias da região, reiterou que "ainda é prematuro o cancelamento ou adiamento da festa, como está sendo cogitado". O prefeito adotou o discurso de que tudo será definido com calma, levando em consideração a evolução da doença e a importância da festa para Blumenau e região.

Continua depois da publicidade

Cancelar é uma atitude considerada extrema, pelo fato de a Oktoberfest gerar empregos diretos, indiretos, movimentar a economia e ter caráter social — com doação de parte do lucro para combate às drogas e ao fomento do esporte, por exemplo.

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa