A Oktoberfest Blumenau 2024 terminou neste domingo (27) e deixou a sensação de dever cumprido à organização. É o que transparecem o prefeito Mário Hildebrandt (PL) e o secretário de Turismo, Marcelo Greuel, ao falar sobre a 39ª edição. Com quase 580 mil visitantes, o público foi maior em relação ao ano passado, quando 454,2 mil pessoas passaram pela Vila Germânica.
Continua depois da publicidade
— Foi uma das maiores Oktoberfests da história, não por números, mas pela alegria, pela qualidade da festa… É a marca de Blumenau e estou extremamente feliz com que a gente entregou este ano — comemora Greuel.
Os 19 dias de folia foram bem diferentes de 2023, quando a cidade enfrentou uma enchente em meio à festa. Em 2024, apenas um desfile precisou ser cancelado por conta da chuva. O resultado foram pavilhões cheios (o recorde da edição foi no último dia 19, quando a catraca do parque girou 71 mil vezes) e muita festa.
O público de 579 mil pessoas só não foi maior que o de 2022, quando o retorno do evento após os cancelamentos pela pandemia do coronavírus levou 634,7 mil à Oktoberfest. Porém, a quantidade volta aos parâmetros pré-pandemia. Em 2019, por exemplo, foram 576,5 mil.
Continua depois da publicidade
Gabrielle Cristine Kratz é eleita rainha da Oktoberfest Blumenau 2025
Números sobre consumo de chope e segurança ainda estão sendo compilados, mas o prefeito já antecipa que a experiência foi positiva. Prestes a deixar o cargo, com o fim do mandato em dezembro, Hildebrandt celebra:
— Minha avaliação é excelente: de público, qualidade, segurança… Oferecemos para quem veio à festa uma verdadeira experiência de tradição, gastronomia e cultura germânica — disse.
Apesar da passagem de bastão ao próximo chefe do Executivo blumenauense, o atual prefeito antecipa que a histórica 40ª edição já começou a ser pensada. A data, inclusive, já foi definida.
— Podemos esperar uma edição ainda mais segura, com ampliação de parceiros e uma imersão ainda maior de tradição, gastronomia e cultura.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Oktoberfest Blumenau supera trauma de 2023, dribla sustos e tem público acima da média em 2024