A Oktoberfest Blumenau publicou um manifesto nesta terça-feira (30) pela igualdade de gênero e pelo fim do assédio. No documento, chamado de “Compromisso pela igualdade”, a secretaria de Turismo e Lazer assume sete compromissos e afirma que colocá-los em prática não é “apenas uma questão de justiça social, mas também um fator essencial para o crescimento econômico, inovação e consolidação da festa”.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O documento deixa claro o mote da Oktoberfest Blumenau em 2024. Depois da sustentabilidade, tema de 2022, e da acessibilidade, assunto levantado em 2023, agora é a vez da equidade de gênero. Ao citar o dado de que 58% do público da festa no último ano foi feminino, a organização afirma que colocará em prática ações tanto para que as mulheres se sintam seguras, quanto que tenham na Oktober oportunidade de emprego igual aos homens.

Confira quais os sete pontos que a Oktoberfest Blumenau afirma que “não podem ficar apenas em simples palavras” e que serão colocadas em prática já para 2024:

Oktoberfest Blumenau 2024 amplia time de patrocinadores com novos nomes de peso

Continua depois da publicidade

O que diz o manifesto

1 – Incentivar a paridade de gênero nas contratações de equipes de serviço e stafe da Oktoberfest Blumenau, atualmente com proporção majoritariamente masculina (aproximadamente 60% dos trabalhadores são homens), com objetivo de atingir a proporção de 50/50 nas próximas edições da festa.

2 – Ampliar esforços para tornar o ambiente da Oktoberfest Blumenau ainda mais inclusivo (com contínua ampliação de banheiros exclusivamente femininos) e seguro (com ampliação do monitoramento durante o evento).

3 – Promover ações de educação e sensibilidade para o público da Oktoberfest Blumenau, utilizando-se da força das mídias e redes sociais.

4 – Oferecer treinamento para as equipes de segurança, limpeza, brigadistas, caixas, catraqueiros e stafe do evento, para atendimento adequado das mulheres na Oktoberfest Blumenau.

Continua depois da publicidade

5 – Criar a “Área de Acolhimento” (localizada no pátio do Setor 3) que terá, entre outras atribuições,  atendimento psicológico humanizado de profissionais para o público feminino da festa.

6 – Constituir grupo de trabalho para acompanhar e analisar os resultados das ações e, sugerir constante evolução para esforços empreendidos em igualdade de gênero.

7 – Incluir, em todas as contratações futuras da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, declaração de comprometimento de fornecedores com práticas de promoção e respeito à equidade de gênero.

A Oktoberfest Blumenau 2024, vale lembrar, ocorre de 9 a 27 de outubro, no Parque Vila Germânica.

Leia também

FOTOS: Como será a decoração da Oktoberfest Blumenau 2024

Oktoberfest Blumenau pode ter novas cervejarias artesanais em 2024